Oradores

Adolfo Fernández

Adolfo Fernández

Global Program International Growth Manager, Google

Adolfo Fernández é o Global Program Manager para a Estratégia de Crescimento Internacional da Google, onde lidera e desenvolve a estratégia para dimensionar e otimizar os serviços de localização da Google. Coordena grupos multifuncionais e parceiros externos em todo o mundo,  para identificar oportunidades em grande escala em clientes e mercados e distribuir esses insights de maneira eficiente em todo o mundo. Colabora com corporações multinacionais, PMEs e startups em rápido crescimento na expansão de seus negócios, projetando estratégias de expansão internacional para entrar em novos territórios e otimizar sua presença em localidades existentes. Além disso, realiza workshops e sessões internas em grandes empresas multinacionais, sobre temas como expansão internacional, localização, estratégia de entrada no mercado e transformação digital para o C-Suite.

Apaixonado pelo papel que a tecnologia desempenha na estratégia corporativa e na sociedade em geral, Adolfo Dominguéz é convidado para alguns dos fóruns de tecnologia mais prestigiados do mundo, como o MWC, TNW Conference, WebSummit e FYFN.

Com um extenso e bem-sucedido histórico de criação e desenvolvimento de oportunidades de negócios globais no ecossistema digital, Adolfo Dominguéz entrou para a Google como Gestror de Desenvolvimento de Negócios para a Espanha & Portugal em 2015, onde conduziu as operações de aquisição de clientes para a empresa na região.

Além de seu papel na Google, colabora regularmente como palestrante convidado em algumas das mais conceituadas organizações educacionais do mundo, como a IE Business School, o MIT Executive Education e a IESE, entre outras. Realiza ainda cursos e sessões sobre transformação digital, inovação, design thinking e empregabilidade no setor de tecnologia.

Adolfo Dominguéz tem um mestrado em Gestão Internacional pela IE Business School, bem como um BA em Administração de Empresas pela Universidade de Santiago de Compostela.

Adrian Carr

Adrian Carr

Head of Customer Intelligence South EMEA, SAS

Adrian Carr é especialista em marketing analítico, com vasta experiência profissional, tendo trabalhado em vários setores e territórios, com o objetivo de fornecer soluções analíticas inovadoras para problemas complexos de marketing.

Na sua apresentação, irá abordar algumas das mais recentes e inovadoras soluções analíticas para desafios de marketing, incluindo modelos de atribuição, e explicará como a ligação entre a análise de dados e a ação pode ser encurtada e facilitada por solução SAS.

Alcino Lavrador

Alcino Lavrador

Diretor Geral, Altice Labs

Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs e responsável pela inovação no Grupo Altice, é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1985.

Começou a sua carreira nesse ano na PT Inovação, atualmente Altice Labs, como engenheiro de desenvolvimento de Protocolos de Rede e mais tarde de serviços de Rede Inteligente. Ocupou várias funções de gestão na empresa e liderou importantes projetos em África e Brasil, de suporte à internacionalização da Portugal Telecom e da PT Inovação, tendo sido nomeado Diretor Executivo da subsidiária no Brasil em Janeiro de 2003.

Em Agosto de 2006 foi nomeado Administrador Executivo da PT Inovação até Março de 2008, altura em que assumiu a função de Presidente Executivo. Ocupa funções em diversas entidades portuguesas relacionadas com inovação e TIC, nomeadamente: no Conselho Consultivo da ANI – Agência Nacional de Inovação, na Escola Doutoral da Universidade de Aveiro e é vice-presidente do Pólo de Competitividade nas TIC e Electrónica – TICE.pt.

Alda Martins

Alda Martins

Jornalista, TVI24
Alex Harriman

Alex Harriman

Head of Delivery, Cortexica, Reino Unido

Alex Harriman acumula mais de 15 anos de experiência em Startups tecnológicas e PME’s britâncias. É especialista em estabelecer e desenvolver departamentos de sucesso ligados à Distribuição Técnica, Serviços ao Cliente e Operações Comerciais, assim como canais de comércio internacional, com um foco particular na região Ásia-Pacífico.
Alex é atualmente Gestor de Entregas da Cortexica Vision Systems, uma SME de Inteligência Artificial, fundada, em 2008, a partir dos laboratórios de bioengenharia do Imperial College London.

Alexandra Machado

Alexandra Machado

Jornalista, Jornal de Negócios
Alexandre Nilo Fonseca

Alexandre Nilo Fonseca

— Presidente, ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital

Alexandre Nilo Fonseca é Presidente da Associação da Economia Digital ( www.acepi.pt ) e Membro da Direção da Associação Europeia de E-commerce ( http://www.ecommerce-europe.eu ).
É ainda CEO e Fundador da A2D Consulting, uma empresa global de serviços de consultadoria em transformação digital ( www.a2d-consulting.com ).

Com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de tecnologias de informação, media e entretenimento, Alexandre Nilo Fonseca tem ocupado diversos cargos de gestão de topo em empresas nacionais e multinacionais, tais como como a MEO, PT Multimedia, ComputerLand, Compaq Computers, SportTV, Diário de Noticias, TSF, Jornal de Noticias, Dinheiro Vivo, Volta ao Mundo entre outras tendo já ganho diversos prémios nacionais e internacionais no desempenho das suas funções.

O seu nome tem também estado associado ao desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, destacando-se a sua atuação na promoção da Economia Digital em Portugal, sendo presentemente Presidente da Associação da Economia Digital ( www.acepi.pt ) e Membro da Direção da Associação Europeia de E- commerce ( http://www.ecommerce-europe.eu ). É conselheiro da Ecommerce Foundation e de vários governos. É ainda Membro da Direção da INMA – International News Media Association ( www.inma.org ).

É docente convidado da Católica Lisbon School of Business and Economics e Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Management da Universidade Europeia/Laureate Universities.

Ana Paula Marques

Ana Paula Marques

Administradora Executiva, NOS SGPS

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1996) e MBA pelo INSEAD (2002). É atualmente Administradora Executiva da NOS SGPS com os Pelouros de Transformação, Marca e Comunicação, Serviço ao Cliente, Recursos Humanos, Instalação e Manutenção, entre outros.

Foi Administradora Executiva da Optimus e Presidente da APRITEL (Associação dos Operadores de Comunicações Electrónicas).

Iniciou a sua atividade profissional na área de Marketing da Procter & Gamble.

Anabela Silva

Anabela Silva

Diretora de Marketing, BP Portugal

Desde 1996 na BP, Anabela Silva desempenhou várias funções europeias nas áreas de Marketing, Estratégia e Novos Negócios, Comunicação e Formação. A partir de 2010 assume vários cargos de direção de Estratégia, Marketing e Comunicação em Portugal e em Clusters como Portugal, France e Espanha. Desde 2014 acumula as funções de Diretora de Comunicação Externa e Relações Institucionais da BP Portugal, gerindo também as agendas de
Marketing e Comunicação para o Negócio de Combustíveis em Portugal.  A seu cargo está ainda a implantação da estratégia da marca BP no país assim como  o desenvolvimento da área de Parcerias Estratégicas.

Na sua formação académica constam uma licenciatura em Economia pela Universidade Autónoma e uma Pós Graduação no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – em Marketing de Negócios Internacionais.

André Caldeira Ribeiro

André Caldeira Ribeiro

Director de Business Development, Efacec Electric Mobility

André Caldeira Ribeiro licenciou-see em Administração de Empresas com especialização em Gestão de Marketing. Mais tarde, completou um MBA Executivo em Finanças Corporativas, pela UCP – ESADE Business School, em Barcelona.

Desenvolveu a sua carreira no Grupo Efacec com uma forte experiência nas áreas da energia, ambiente e mobilidade elétrica, sendo responsável pelo departamento de Business Development com foco nas Américas e na Europa. Completou também várias missões especiais na Efacec, como o lançamento do sistema de acompanhamento de oportunidades das IFIs (instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial).

Atualmente exerce funções como como Diretor de Business Development para a macrorregião europeia.

António Casanova

António Casanova

Country Manager Portugal e Espanha, Unilever

Licenciado em Economia pela London School of Economics, com um MBA na Universidade Nova e o Advanced Management Program na Harvard Business School, António Casanova é Presidente da Unilever Espanha (desde 2016) e CEO da joint-venture Unilever FIMA (desde 2009), em Portugal.

 

Iniciou o seu percurso na Unilever FIMA (84/90), como Gestor de Grupo de Produtos. Foi Consultor Associado Senior na McKinsey & Co de 90/92. De 92/94 foi Diretor Coordenador de Marketing no BPI – Banco Fonsecas & Burnay. Em 1994 regressou à Unilever Jerónimo Martins, ocupando os cargos de Diretor Geral Adjunto da Lever; Diretor de Vendas da Lever; Diretor de Marketing da Lever; Diretor de Marketing e Vendas da Elida Faberge; Diretor de Marketing da Fima e, em acumulação, Media Buyer da Unilever e da Jerónimo Martins.

 

Em 1998 mudou-se para a Optimus, como administrador, com os pelouros do Marketing, Vendas e Operações. Entre 2000 e 2005 foi Presidente da Comissão Executiva da Optimus e Administrador da Sonae.com. Até 2009 ocupou o cargo de Administrador da Sonae Sierra, com os pelouros do Marketing, Grandes Contas, Recursos Humanos e Inovação e Presidente do Fórum de Inovação da Sonae.

 

Em outubro de 2009 retornou à Unilever FIMA como CEO e, em 2016, acumulou a função de CEO da Unilever de Espanha.

 

Durante a sua carreira como não-executivo, foi Membro do Conselho de Administração do Jornal Público e da Eurocash, uma importante cadeia de distribuição na Polónia e foi Presidente da CAEM (Comissão de Análise e Estudos de Meios).

 

Atualmente é também Presidente da APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), Membro do Conselho Consultivo da Nova School of Business and Economics e “Governor” do colégio Saint Julians. Pertence ao Conselho Geral de Supervisão do “Observador” e ao Conselho de Administração da Fundação Make a Wish.

António Nunes

António Nunes

CEO, Angola Cables
António Teixeira

António Teixeira

Diretor Executivo do Programa “Norte Digital”, ACEPI

Diretor Executivo do Norte Digital, projeto da ACEPI, que visa ajudar as PME do Norte de Portugal a beneficiarem das potencialidades do Comércio Eletrónico para alcançarem uma presença qualificada na Economia Digital.

Innovation Adviser na empresa WellAdvisedCo, coloca o seu amplo conhecimento na gestão de fundos europeus ao serviço dos clientes (Fraunhofer Portugal, Deloitte, PwC, INESCTEC, UTAD, UA, IT), que pretendem otimizar as suas atividades de I&D e Inovação para uma criação de valor mais eficaz.

Licenciado em Física pela FCTUC e Mestre em Gestão da Inovação pelo DEGEI-UA possui cerca de 20 anos de experiência na área da gestão de inovação e transferência de tecnologia, tendo assumido funções executivas na Universidade do Porto (Diretor da Propriedade Intelectual), na Agência de Inovação (Board Adviser e Gestor dos incentivos à I&D nas Empresas), no Biocant-Parque de Biotecnologia de Cantanhede (Diretor Executivo e Administrador), na empresa 2Bio-UK (Director of Operations), na Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e Área Metropolitana do Porto (Secretário Executivo e Membro da Comissão Directiva), na Associação Inova-Ria de empresas tecnológicas do universo da PT Inovação (Diretor Executivo) e na CCDR-N (Secretário Técnico e Gestor dos incentivos do Norte2020 nos domínios da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, inovação e competitividade empresarial).

Ben Boutcher

Ben Boutcher

Head of Mobility, appyparking

Como um urbanista vive a cidade, a missão de Ben é permitir o acesso a todos e remover o atrito utilizando a mais recente tecnologia AppyPlatform. Ben foi formalmente engenheiro-chefe de condução autónoma na Jaguar LandRover e chefe de serviços de Mobilidade Automotiva da Bosch. Ben entra na AppyParking em 2018 e é responsável pela BD, Estratégia e P & D.

Benjamin Gedeon

Benjamin Gedeon

CEO, Matchplace, Reino Unido

Benjamin Gedeon é o CEO e co-fundador da MatchPlace, uma plataforma enquadrada na nova geração de fintechs, que integra soluções e serviços financeiros, estabelecendo a ponte entre as instituições financeiras e o mercado de pequenas e médias empresas na Europa.

Possui mais de 18 anos de experiência em fintech, bancos de investimento e mercados de capital, assim como em desenvolvimento de novos negócios e gestão de equipas.

Anteriormente desecmpenhou funções como gestor global de Forex IT, no Credit Agricole CIB, um dos mais importantes bancos franceses. Liderou ainda eqipas de implementação e gestão de projetosem várias outras  instituições financeiras, onde supervisionou o desenvolvimento, a análise de negócios e o suporte dos sistemas de tesouraria, risco e negociação.

Investidor, mentor e coach, Benjamin Gedeonestá regularmente envolvido no ecossistema de startups.

Apaixonado por velejar, é formado em econometria e possui um mestrado em administração pela Universidade de Toulouse, além de um MBA da Booth School of Business, da Universidade de Chicago.

Bernhard Gebhard

Bernhard Gebhard

Advanced Manufacturing Industry 4.0 Corporate Project Manager, Gestamp

Formado em 1999 em Gestão e Engenharia Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, iniciou funções na Gestamp Aveiro em 2001, após uma passagem de 2 anos na indústria dos plásticos.

Exerceu a função de Chefia de Projeto e em 2007 assume a Direção Industrial da empresa. Em 2011 assume a Direção Técnica na mesma empresa e contribui para o desenvolvimento de processos inovadores, que levam ao crescimento da empresa para uma faturação de 80M€.

Em 2016 é convidado para incorporar a equipa Corporativa do Grupo Gestamp Automoción. Inserido no Departamento de Manufatura Avançada – Indústria 4.0 –, exerce a função de chefia de diversos projeto piloto que visam preparar o grupo para a transição para a Smart-Factory.

Boris Daffos

Boris Daffos

Solution Consulting Manager Italy and Iberica, Adobe

Boris Daffos trabalhou como consultor independente por vários anos, antes de se juntar à Neolane, como consultor de soluções para mercados emergentes. Atualmente, Boris Baffos trabalha em Barcelona, onde é responsável pela consultoria de soluções para o sul da Europa, na Adobe.

Carla Pereira

Carla Pereira

Directora de Marketing e Comunicação, Chronopost

Directora de Marketing e Comunicação da Chronopost, onde ingressou em 2000. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Publicidade e Relações Públicas.

Carlos Vidinha

Carlos Vidinha

Principal Manager &Cibersecurity Lead, CapGemini Portugal

Mais de 20 anos de experiência em consultoria, serviços de TI e indústria de software, principalmente em empresas multinacionais dos EUA e Europa. Profundo conhecimento do mercado português e extensa experiência internacional, equilibrada com alto nível de formação empresarial e vida privada. Expert em domínios como privacidade de dados, segurança da informação, segurança cibernética e TI de governação.

MBA Executivo, IIPP CIPP / E, CIPM IAPP, ISO 27001 Lead Implementor.

Catarina Carvalho

Catarina Carvalho

Diretora, Diário de Notícias
Chakall

Chakall

Chef
Charles Nasser

Charles Nasser

Presidente Executivo e Fundador, Claranet Group, Reino Unido

Charles Nasser fundou a Claranet em 1996 e transformou-a num dos principais provedores de serviços gerenciados de propriedade independente da Europa. A Claranet tem operações em sete países da Europa, assim como no Brasil, na Índia e nos EUA – com mais de 6500 clientes empresariais e mais de 2000 funcionários, a Claranet obteu receitas de €380 milhões num ano. Isto segue um forte período de crescimento orgânico, bem como uma série de aquisições para ampliar a capacidade e a especialização da empresa.

 

Charles possui mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pelo Imperial College (Universidade de Londres), Diploma Certificado em Contabilidade e Finanças (ACCA) e mestrado em Finanças pela London Business School. Um viajante interessado, Charles visitou mais de 95 países e participou de várias expedições, incluindo uma caminhada até o pólo norte geográfico.

Chris Hoyos

Chris Hoyos

Head of Digital Acceleration EMEA, Deloitte Reino Unido

Estrategista digital e empreendedor com mais de 25 anos de experiência em agências, consultoria digital e publicação nos medias digitais. Juntou-se à equipa da Deloitte Digital Strategy em maio de 2016, trabalhou em estreita colaboração com a liderança de consultoria do Reino Unido para ajudar a moldar e entregar o seu papel atual como Head of Digital Acceleration (EMEA e Noroeste da Europa).

Cristina Fonseca

Cristina Fonseca

Co-Fundadora, Talkdesk

Cristina Fonseca é uma investidora e empreendedora de tecnologia que foi co-fundadora do Talkdesk, uma plataforma que permite às empresas criar o seu call center na nuvem. A empresa arrecadou quase US $ 25 milhões nos últimos anos e Cristina foi distinguida como uma personalidade “30 abaixo de 30” pela Forbes, em 2016.

Ela estudou engenharia de Telecomunicações e Redes e recentemente especializou-se em Inteligência Artificial, depois de se formar no Singularity University Global Solutions Program – programa em que 80 pessoas da área de ciência e tecnologia se reúnem para usar as mais recentes tecnologias e resolver os maiores desafios do mundo.

Cristina é, na verdade, Venture Partner na Indico Capital Partners, onde ela investe e ajuda startups de base tecnológica a lançar e escalar produtos globais.

Daniel Traça

Daniel Traça

Diretor, NovaSBE

Daniel Traça é atualmente Diretor e Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). É também Professor Convidado no INSEAD, em França e Singapura. Anteriormente, foi Professor na INSEAD, e na Solvay Business School, em Bruxelas, onde foi Vice-Presidente e Diretor do Programa de MBA, e Professor Convidado na Vlerick School of Business, Leuven, Bélgica, no KDI School of Management and Policy, Seul, Coreia do Sul e no Graduate Institute of International Economics, Genebra, Suíça.
Daniel Traça formou-se na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e obteve o seu Doutoramento na Columbia University, em Nova Iorque. Trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e publicou a sua investigação científica em várias das principais revistas académicas internacionais, no domínio da Globalização e Desenvolvimento Económico.

Daniela Fontes

Daniela Fontes

Partner & Directora Técnica, Mimicry

Daniela é a directora técnica da Mimicry, uma empresa com sede em Coimbra e dedicada a Realidade Virtual desde 2013, actualmente a desenvolver o jogo competitivo de comer sushi “Ganbatte”, disponível em Early Access na Steam.

É Engenheira Informática de formação (Universidade de Coimbra e Instituto Superior Técnico), com grande interesse em inteligência artificial e gestão.

Tem orgulho em ser pioneira em VR, trabalhando com uma vasta gama de dispositivos de realidade virtual e projetos em várias áreas.

A Daniela também é co-organizadora do Portugar Virtual Reality Meetup, uma comunidade de entusiastas de realidade virtual em Portugal.

David Prodger

David Prodger

Deputy Director for International, UK Government Department for Digital, Reino Unido

David Prodger lidera a Estratégia Internacional do Departamento de Digital, Cultura, Media e Desporto (DCMS) do Governo do Reino Unido. Atuou anteriormente em várias funções governamentais e do setor privado, tanto internamente como no exterior. Atualmente é responsável por coordenar as prioridades internacionais do DCMS em toda o conjunto de portfólios digitais e culturais.

No passado, exerceu funções no Serviço Diplomático Britânico, incluindo funções como Cônsul Geral em Miami, Chefe da Política Europeia de Segurança, Vice-Chefe da Missão e Cônsul Geral na Embaixada Britânica em Bruxelas, e Chefe do Comércio e Investimento na Embaixada Britânica em Buenos Aires. Ocupou ainda outros cargos no FCO, cobrindo o Oriente Médio e a América Latina.

Antes de ingressar no FCO, David trabalhou em desenvolvimento de negócios internacionais, em gestão de projetos e como analista de computadores.

Diana Nunes

Diana Nunes

Head Digital e CRM, Grupo SIVA
Duarte Monteiro

Duarte Monteiro

Country Manager, Ebury, Reino Unido

Duarte entrou na Ebury em 2014 para liderar a expansão desta em Espanha e lançar as bases no mercado português, onde a empresa está a laborar desde 2015. Antes de assumir a gestão da Ebury, Duarte foi Gestor da Equifax, onde geriu as operações em Portugal, em todas as áreas e também estava envolvido nas operações de Espanha. Com mais de 15 anos de experiência no setor financeiro em cargos de gestão e gestão de vendas e com amplo conhecimento de transações globais, Duarte também trabalhou no Barclays Bank e no Banco Popular Español.

Emanuel Proença

Emanuel Proença

Membro Comissão Executiva, PRIO

Emanuel Proença é Administrador Executivo da Prio Energy desde 2016. Ajudou a transformar o setor de energia a jusante português através da premissa “Top Energy, Low Cost” numa empresa no top-50 nacional. A primeira empresa em Portugal a ultrapassar 500 milhões de euros em receitas em> 10 anos, com apenas 9 anos de existência. Ele trabalhou para o The Boston Consulting Group como consultor, associado e líder do projeto. Ele foi co-fundador e CEO da iDareYou – Web Contest Experts, uma startup tecnológica de campanhas online de awareness e engagement hiper-locais através de concursos online patrocinados pelas marcas.

É Mestre em Gestão e Engenharia Industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e tem um MBA pelo INSEAD (Singapura, França e Estados Unidos da América).

Fátima Caçador

Fátima Caçador

Diretora, TEKSapo

Jornalista há mais de 20 anos, com especialização nas áreas de Tecnologias da Informação e Telecomunicações, mantém um interesse especial pela Economia Digital, Empreendedorismo e Startups, entre outros temas. Desde 2000 está à frente de um dos maiores projetos de informação tecnológica online em Portugal, o TeK SAPO, líder destacado no seu segmento.

Depois de criar a Casa dos Bits e a Sportinforma, mantém ainda colaborações com diversas publicações nacionais e internacionais, entre as quais se contam o Jornal de Negócios e o projeto Joinup. Em 1995 ajudou a criar a Exame Informática e a fazer da revista um sucesso sem precedentes no mercado português, fazendo parte em 1998 do
núcleo fundador da BIT.

Licenciada em Comunicação Social, pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, fez vários cursos de especialização em jornalismo e tecnologias.

Fernando Parreira

Fernando Parreira

Sales Director, SAPO

Sales Director para o negócio da Publicidade, Classificados e E-Commerce da maior Network Digital em Portugal.

Filipa Fabião

Filipa Fabião

Consultora RPA, Deloitte

A Filipa é Manager na Deloitte. Conta com mais de 12 anos de experiência na prestação de serviços de consultoria, no mercado nacional e internacional.

Ao longo da sua carreira desenvolveu e liderou diversos projetos na área de consultoria de gestão e operações, destacando-se a sua experiência em projetos de implementação de iniciativas de RPA (Robotic Process Automation), incluindo o desenho de Modelos Operativos e de Governance para Centros de Excelência RPA.

Filipe Araújo

Filipe Araújo

Vice-Presidente, Câmara Municipal do Porto

Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto.

Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto (mandato 2013-2017)

Presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto.

Presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital.

Membro do Conselho de Administração da LIPOR.

Vice-Presidente do Fórum do Ambiente da rede Eurocities.

Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Membro do Conselho Consultivo do MIL (Media Innovation Labs) da Universidade do Porto.

Membro do Innovation Advisory Board da Universidade do Porto.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

M.Sc. em Telecomunicações pela UMIST – University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, Reino Unido.

Foi Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2007 e 2011.

Foi deputado da Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009.

Quadro superior de uma empresa de telecomunicações.

Membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude (2007-2013).

Filomena Martins

Filomena Martins

Diretora Adjunta, Observador
Francisco Barbeira

Francisco Barbeira

Membro da Comissão Executiva, Banco BPI

Francisco Manuel Barbeira é Administrador Executivo do Banco BPI e lideran a transformação digital, TI, operações, eficiência, segurança e procurement para o Grupo BPI. Nos últimos 15 anos, ele ocupou cargos executivos no setor financeiro, líder em TI, marketing, operações e organização. Ele é apaixonado por estratégia, digital, inovação e gestão de mudanças. Ele completou o Stanford Executive Program em 2010 e possui um grau de engenheiro em sistemas de TI. O Banco BPI é a quinta maior instituição financeira em Portugal, servindo cerca de dois milhões de clientes através da sua rede de distribuição especializada, integrada e multicanal.

Francisco Maria Balsemão

Francisco Maria Balsemão

Administrador, Impresa / Membro da Direção, ACEPI
Francisco Pinto Coelho

Francisco Pinto Coelho

Diretor de Inovação, Fullsix

 Francisco Pinto Coelho é um engenheiro num mundo da criatividade e da comunicação digital. Conta com mais de 10 anos de experiência a trabalhar na indústria da publicidade, onde já trabalhou com algumas das maiores marcas do mercado nacional.

 Actualmente é Diretor de Inovação na Fullsix e tem como principal responsabilidade juntar a tecnologia e a criatividade, desenvolvendo soluções inovadoras e eficazes, de forma a responder aos mais diversos desafios dos clientes e departamentos da agência.

Frank Wammes

Frank Wammes

Chief Technology Officer Application Systems Continental Europe, Capgemini

Frank Wammes trabalha há 20 anos na CapGemini. Um ambiente inspirador, composto por uma grande diversidade de empresas e profissionais altamente treinados e qualificados.

Nos últimos 20 anos, Frank Wammes trabalhou para muitas empresas em muitos setores diferentes. Gerenciou P&Ls diferentes dentro da organização (SAP, BIM) e foi responsável por liderar a unidade de Novos Modelos de Negócios e IP. Atualmente atua como Chief Technology Officer Application Systems, para a Europa Continental. A sua paixão é combinar negócios e inovação tecnológica.

Frederico Muñoz

Frederico Muñoz

Chief Architect Watson IoT, IBM

Frederico Muñoz é Chief Architect da IBM Portugal com uma experiência variada em diversos campos das TI, como programação, engenharia de sistemas, desenvolvimento aplicacional, desenho de soluções e arquitetura empresarial. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos-chave em áreas de crescimento em destaque na IBM, como as Smarter Cities, a Internet of Things (IoT), Analítica e Inteligência Artificial. É o IT Architect líder para as principais soluções de Smarter Cities e de IoT em Portugal e participa também em diversos projetos internacionais deste âmbito. Com 20 anos de experiência na área das TI é também reconhecido como Thought Leader, partilhando a visão e estratégia da IBM em termos de inovação em diversos eventos académicos e da indústria.
É membro do IBM Technical Expert Council para Espanha, Portugal, Grécia e Israel e certificado Master Architect pelo The Open Group.
Frederico Muñoz nasceu em 1977 e é licenciado em Arqueologia pela Universidade de Lisboa, onde também estudou Física.

Gabriel Coimbra

Gabriel Coimbra

Vice-Presidente Europeu e Country Manager Portugal, IDC
Guilherme Vitorino

Guilherme Vitorino

Docente, Universidade Nova de Lisboa

Guilherme Martins Victorino é professor assistente da NOVA Information Management School (NOVA IMS) nas áreas de Design Thinking, Marketing Digital e Gestão do Conhecimento e coordena dois cursos de pós-graduação nas áreas de Information Management e Business Intelligence em Healthcare e Digital Marketing.
Ele é também coordenador do curso de Design Thinking na NOVA Doctoral School, acompanhando estudantes de doutoramento em processos de inovação disruptiva. Guilherme conta com uma carreira de mais de 15 anos como Gestor de Marketing nos setores de Saúde, Média e Telecomunicações.
É ainda é formador certificado em Design Thinking e Change Management, tendo tido a oportunidade de trabalhar em novas abordagens de inovação em empresas de referência em Portugal, Austrália, Brasil e Estados Unidos em diversos desafios organizacionais, sempre a utilizar métodos de design thinking e a capacitar pessoas através do uso de co-criação e simuladores avançados.

Henrique Martins

Henrique Martins

Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Prof. Henrique Martins, MD(Lisbon), MPhil, PhD(Cambridge) Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Portugal
Professor Assistente, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Portugal
Médico Especialista de Medicina Interna, Hospital Fernando da Fonseca (HFF), Lisboa, Portugal.
Coordenador da Joint Action for Supporting eHealth – eHealthAction (2018-2012)
Eleito chair da European Union eHealth Network (início 1 de setembro 2018)

Nota Curricular: Licenciatura em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa (2000); Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, Católica Lisbon School of Business and Economics – Universidade Católica Portuguesa (2002); Internato Geral, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (2002); Mestrado – MPhil in Management Studies – tese: “Management Education for Medical Students: Perspectives from the UK and Portugal “. Judge Business School, University of Cambridge (2003); Doutoramento – PhD in Management Studies, tese: “The use of Mobile Information Communication Technology in Clinical Settings”, Judge Business School, University of Cambridge; Mestrado – Master en HIV/SIDA) tese: “Late presenters, unnoticed presenters and unsuspicious presenters: heath and economic impacts of anticipated HIV diagnosis”. Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona (2009); Grau de Especialista em Medicina Interna; Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (2011). Foi responsável pela Informatização Clinica do HFF e fundador e dinamizador, durante três anos, do Centro de Investigação e Criatividade em Informática do HFF (www.ci2.pt), supervisionado projetos na área de robótica, computação, bases de dados e sistemas inteligentes. Foi responsável pela criação da
Plataforma de Partilha de Informação de Saúde, em Portugal, receita sem papel e exames sem papel, bem como pelos registos nacionais de vacinação e muitos outros projetos nacionais de transformação digital. É representante de Portugal na eHealth Network (https://ec.europa.eu/health/ehealth/policy/network_en), o órgão responsável pelas
políticas de saúde na União Europeia e foi eleito chair da eHealth Network desde 2018.
Tem vindo a participar em vários projetos de interoperabilidade, financiados pela União Europeia, como o epSOS e outros e desempenhou funções de coordenador do EXPAND, sendo atualmente o coordenador da Joint Action, contando com a participação de mais que 27 Estados Membros, na promoção de eHealth na Europa (eHealth Action – http://jointaction3.spms.min-saude.pt/).
É coordenador de Programas na Área da Saúde da Universidade Católica-Lisbon Business School, classificada no ranking do Financial Times há mais de dez anos, presentemente ensina gestão de saúde, liderança e informática médica em Portugal, e no estrangeiro em universidades de gestão de topo bem como em universidades na área médica e para outros profissionais de saúde.

Hugo Figueiredo

Hugo Figueiredo

Membro da Comissão Executiva, RTP

Atualmente administrador da RTP com os pelouros de informação, conteúdos e produção, foi administrador e presidente da direção do jornal Público e diretor de marketing na NOS, Optimus e Procter & Gamble, a par de várias atividades nas áreas do empreendedorismo e consultoria. Foi ainda vice-presidente da APDC e é professor de Comunicação na Porto Business School. É licenciado em engenharia Civil pelo IST e tem um MBA pela UNL.

Hugo Pinto

Hugo Pinto

Consultor, Deloitte

Consultor Senior Manager no Centro de Especialização em Engenharia de Telecom da Deloitte EMEA (TEE CoE), com sede em Lisboa, abrangendo todo o ciclo de vida da Consultoria de Engenharia de Telecomunicações, desde a Estratégia de Telecomunicações ao Design de Redes de Telecomunicações, Rollout de Redes e Optimização de Redes.

Hugo entrou na Deloitte em 2016, com mais de 18 anos de experiência em Engenharia de Telecomunicações e vários campos das TIC, desde Planeamento e Otimização de Redes Fixas e Móveis até sistemas de pré-vendas, ligação com os clientes, geestão de projetos, vendas e serviços de serviços gerenciados entrega em várias tecnologias para os provedores de serviços de comunicação triple e quad play e para clientes do governo e empresas. Hugo tem uma vasta experiência em TIC para Cidades Inteligentes, incluindo segurança pública e comunicações críticas.

Responsável pelo Portfólio de Engenharia de Telecomunicações para operadoras de telecomunicações selecionadas no mercado português e desenvolvimento de negócios internacionais, bem como entrega de projetos de áreas de especialização como 5G, SDN, NFV, Redes Auto-Organizadoras, Transformação de Redes e automação de telecomunicações.

Principais projetos para definição de Portfólio de Fornecedores de Equipamentos de Telecom e Estratégia da Empresa nas áreas de SDN e NFV.

Inês de la Mata

Inês de la Mata

Managing Director, Google Marketing Platform

Profissional de marketing nascida em Portugal que viveu e trabalhou a maior parte de sua carreira em Londres, gerindo um portfólio diversificado de produtos de beleza na Procter & Gamble. Foi com esse portfólio diversificado que alcançou marcas ricas através de jóias locais pobres, que Inês desenvolveu a curiosidade de colocar o digital ao serviço dos seus desafios aliada à profunda paixão pelas pessoas.

Após o seu regresso a Portugal, Inês casou a experiência adquirida no mercado digital mais desenvolvido globalmente, com o conhecimento em branding e desafios na área dos negócios, para supervisionar o engagment profundo com uma variedade de grandes anunciantes e os seus respetivos parceiros de agência, à medida que constroem contratos de longo prazo e de parceria com a Google. A Inês empenha ao receber uma folha de papel em branco para resolver os difíceis desafios – desde o dimensionamento de novas oportunidades de negócios e contratação de equipas até à transformação de relacionamentos complexos. Ao longo dos últimos dois anos, além de gerir a sua própria família (equipa), a Inês sempre foi uma humilde catalisadora e consultora de mudanças com as principais marcas, agências e editores, à medida que reformulam negócios, P & Ls e equipas em torno dos dados e da Tecnologia.

Javier Fernández-Peña

Javier Fernández-Peña

Global Client Lead, Facebook

Javier detém um extenso conhecimento sobre o setor de marketing e trabalhou tanto para anunciantes como para players digitais. Entrou para o Facebook em 2015, onde lidera a estratégia no Facebook das seis grandes agências de media do mercado português.

Antes do Facebook, trabalhou no Google e liderou a grande equipa de seis agências durante quatro anos. Antes disso, Javier trabalhou no setor imobiliário, como Diretor Comercial da Lusort e Gerente Geral do Grupo Confide, empresa sediada em Barcelona que iniciou sua expansão internacional no Brasil. Javier também trabalhou como gestor de marca da Allied Domecq, uma das maiores empresas de spirts do mundo, a Japan Tobacco International e a Coca-Cola Spain.

Ele é formado em Gestão de Negócios pela CUNEF.

Jean Barroca

Jean Barroca

Manager Smart Things and Internet of Things, Deloitte

Jean Barroca é manager da Deloitte Portugal na área de Smart Things & Internet of Things.

Antes de entrar para a Deloitte, trabalhou com o Banco Mundial nas regiões da América Latina e África. Foi responsável pelo co-desenho e desenvolvimento de ferramentas TIC para resolver problemas urbanos. Trabalhou também na co-criação de estratégias de inovação aberta para cidades e países, aplicando metodologias de design thinking. Foi membro do Innovation Labs do Banco Mundial e esteve envolvido em projetos em África (Congo Kinshasa, Tanzania, Egipto e Moçambique), Médio Oriente (Líbano) e América Latina (Colombia, Trinidad e Tobago, Chile).

Este envolvido em diversos projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia nos temas de Smart Cities, Dados Abertos, Living Labs e Mobilidade. Desenvolveu plataformas de inovação e aplicou metodologias de design thinking para o desenho de serviços e modelos de negócio. O seu último projeto focou-se na alteração comportamental para a melhoria da mobilidade urbana através de gamification.

Jean Claude Sonet

Jean Claude Sonet

Vice-Presidente de Marketing e Comunicação, DPD Group

Jean-Claude Sonet é diretor de marketing responsável pelo Marketing Estratégico, Gestão de Marca e Responsabilidade Social corporativa no DPDgroup.

Jean-Claude iniciou a sua carreira como Diretor de Clientes da MBA Francom como consultor de Comunicação Corporativa.

Em 1998, trabalhou como Gestor de Comunicação Corporativa na Chronopost, o líder de entregas expresso na França.

Em 2005, assumiu a responsabilidade de desenvolvimento de vendas e serviços ao cliente em Colissimo, divisão de encomendas de La Poste, operador postal francês.

Jean-Claude é pós-graduado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne.

Jeremy Silver

Jeremy Silver

CEO, Digital Catapult, Reino Unido

Jeremy Silver é CEO da Digital Catapult. É ainda autor, angel-investor e empresário especializado em realidade virtual e aumentada, Inteligência Artificial, música e indústrias criativas, assim como diretor não executivo de várias empresas em estágio inicial, ligadas à área musical, media e tecnologias imersivas.

Atualmente é membro do Conselho Britânico de Indústrias Criativas e preside o subgrupo “Innovation and R&D“. Foi Presidente Executivo da Semetric Ltd (adquirida pela Apple), CEO da Sibelius Software (adquirida pela Avid) e vice-presidente mundial de novos media para o EMI Group, em Los Angeles. Foi também conselheiro dos fundadores do Shazam (adquirido pela Apple) e co-fundador da Uplister em São Francisco, o primeiro serviço de assinatura de música, para compartilhamento mundial de playlists.

É autor de “Digital Medieval: the first twenty years of music on the web – and the next twenty“. O seu artigo “Blockchain ou Chaingang” foi publicado pela CREATe, na Universidade de Glasgow, onde é Industry Fellow.

Joana Pina Pereira

Joana Pina Pereira

Diretora de e-Commerce, Worten

Joana Pina Pereira é uma entusiasta de “all things digital” e desenvolveu toda a sua carreira ligada às novas tecnologias e ao digital. Reuniu uma vasta experiência no desenvolvimento de novas plataformas e modelos de negócio digitais, em diferentes setores, enquanto manager da área de consultoria digital da Innovagency, como head da estratégia de interatividade e plataformas da MEO e, atualmente, enquanto Diretora de e-Commerce da Worten (SONAE).

João Baracho

João Baracho

Consultor, ACEPI

João Baracho tem uma experiência de mais de 25 anos em cargos de gestão, vendas e marketing, tendo sido Administrador de empresas nacionais a operar na área das tecnologias, de que são exemplo a Datacomp, a Digidoc e a Megamedia. Foi ainda responsável nacional por unidades de negócio de multinacionais como a Siemens e a Compaq, e durante 12 anos integrou os quadros da Portugal Telecom onde foi entre outras funções Diretor de Vendas na área da Administração Pública. Atualmente soma ao seu percurso profissional o cargo de CEO do CDI Portugal, uma organização não governamental fundada em 1995 e presente em mais de 13 países, que tem como missão promover a Inovação e Inclusão Social através das Tecnologias de Informação e Comunicação e da aposta na promoção da Literacia Digital. Na ACEPI é ainda o coordenador do PME Digital, um programa do Ministério da Economia promovido pelo IAPMEI e ACEPI com a responsabilidade de promover a adoção da Economia Digital pelas PME’s.

João Barreto

João Barreto

VP Marketing Estratégico, S21Sec

Formado em Informática pela Faculdade de Ciências da Univ. Lisboa no já longíquo ano de 1995, com frequência de Mestrado também em Informática pela mesma escola e, anos depois, frequência da Pós-Graduação em Informações e Segurança pela Univ. Nova de Lisboa. Especialista em segurança da informação com várias certificações como CISSP, CISA e ISO 27001 Lead Auditor. Fundador da SysValue em 2000, uma das primeiras empresas portuguesas focadas em segurança da informação vendida em 2016 ao Grupo Sonae para fusão com a S21sec, hoje em dia o 5º maior pure player europeu em Cibersegurança. Responsável pelo Marketing Estratégico da S21sec a nível global, incluindo-se entre as responsabilidades da função a análise de tendências e consequente definição de oferta de serviços e produtos e a orientação de como a empresa deve organizar-se para os disponibilizar ao mercado.

João Carneiro

João Carneiro

Membro da Direção, ACEPI

Atualmente Consultor Independente em Tecnologia e TIC. Anteriormente desempenhou funções como Director R&D na Orizon Vision em Lisboa e foi Coordenador TIC no Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, em Mafra. Possui um Doutoramento em Computer Vision pelo Institut de la Vision, Université Pierre et Marie Curie, Sorbonne Universités, Paris (France) e Mestrado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.

João Dias

João Dias

Administrador, AICEP – Portugal Global
João Epifânio

João Epifânio

Membro da Comissão Executiva, MEO

Membro do Concelho Executivo, desde Abril de 2017, responsável por todas as atividades de Marketing e Vendas B2C (marcas MEO, MOCHE e UZO), incluindo Canais de Distribuição e Vendas, Gestão de Segmento, Produtos & Serviços (Fixo, Móvel e Convergente), User Experience TV e Estratégia de Conteúdos, Comunicação & Publicidade ATL, BTL e Digital e Portefólio de Equipamentos de cliente.

Anteriormente foi Diretor de Produtos e Serviços B2C da PT, desde agosto 2015, com um papel determinante na definição e implementação da estratégia para os mercados de voz fixa, voz móvel, banda larga e serviços convergentes, como o M4O e M5O. Entre 2008 e 2015, foi Diretor do Segmento Pessoal na TMN e Diretor Executivo da UZO, tendo sido responsável pelo lançamento da marca, bem como pelo lançamento do 1º MVNO em Portugal com os CTT. Foi ainda Administrador não executivo da PT Contact, entre 2011 e 2014.

No grupo PT desde 1996, possui vasta experiência no setor das telecomunicações nas áreas de desenvolvimento e gestão de produtos e serviços, canais de distribuição, equipamentos de cliente, pricing, estratégia e gestão de programa de fidelização, gestão de CRM, Business Intelligence e Big Data.

Licenciado em História, realizou MBA em Marketing e Comunicação, formação Avançada em Gestão de Telecomunicações e formação adicional em Liderança e Transformação Organizacional, respetivamente pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica de Lisboa e pela Lisbon MBA.

Participou em várias conferências como Orador convidado, de diversos eventos da indústria decorridos em Madrid, Barcelona, Viena, Mónaco e Lisboa e participa regularmente em fóruns de discussão do sector.

João Freitas

João Freitas

CTO, DefinedCrowd
João Palma

João Palma

Marketing & Sales Manager, DHL Parcel Portugal

João Palma é licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Marketing no ISEG.

É responsável de Vendas e Marketing da DHL Parcel em Portugal, unidade de negócio da DP DHL dedicada ao transporte nacional e internacional terrestre, com especial ênfase nas soluções para o e-commerce.

Nos últimos 18 anos, desempenhou todas as funções dos 5 P’s do Marketing de serviços, participando, desenvolvendo, coordenando e implementando estudos de mercado, processos, produtos e projetos cross functional, no âmbito da melhoria da qualidade de serviço ao cliente, rentabilidade, controlo e desenvolvimento de vendas.

João Ricardo Moreira

João Ricardo Moreira

Administrador, NOS Comunicações

João Ricardo Moreira é administrador da NOS Comunicações, responsável pela unidade de negócio Corporate da NOS, com responsabilidades sobre vendas e desenvolvimento de negócio, em telecomunicações e tecnologias de informação. Com mais de 20 anos de experiência (em áreas de marketing, desenvolvimento comercial e planeamento e controlo de gestão), detém um conhecimento profundo da realidade empresarial, com uma visão clara sobre os desafios que se colocam às grandes, médias e pequenas empresas. Tem sido um ativo promotor dos processos de inovação aberta. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com um MBA pelo INSEAD.

João Tomé

João Tomé

Coordenador, DN Insider
Joaquim Falcão de Lima

Joaquim Falcão de Lima

Diretor de Marketing Estratégico, Brisa

Joaquim Falcão de Lima tem um percurso profissional associado a áreas de gestão, comerciais e de marketing.

Licenciou-se em economia na Universidade Católica, fez um MBA com major em Marketing, e tem várias pósgraduações em gestão, liderança, telecomunicações e TI. Recentemente concluiu programas executivos em privacidade de dados pessoais, em service design e design thinking.

Passou pela RTP onde aprendeu as técnicas do jornalismo de economia, pela Marconi que lhe deu as bases de gestão de telecomunicações e de negócios internacionais, pela Portugal Telecom onde consolidou a sua experiência profissional e mais recentemente na Brisa onde lidera a equipa de marketing estratégico e onde tem sido o PMO do projeto de transformação estratégica e digital.

É consultor, formador e orador convidado em seminários sobre temas de marketing, comunicação, customer service, transformação digital, mobilidade, etc. Joaquim é também mentor de alunos universitários e de jovens empresários.

Fotografia, história das famílias e vela são algumas atividades que fazem “parar o tempo”!

Joaquín Andrés

Joaquín Andrés

Enterprise Marketing Cloud Executive, Salesforce

Joaquín Andrés integra a Salesforce, desde fevereiro de 2018, como Executivo Senior de contas da Marketing Cloud.  Anteriormente, trabalhou para a Google e Adobe, concentrando a maior parte da sua carreira em soluções de marketing para contas corporativas – nomeadamente, ao nível da automação de marketing, DMPs e plataformas sociais.

Nascido em Saragoça – Espanha, há 34 anos. É formado em Economia e Marketing pela Universidade de Zaragoza.

Jorge Pavão de Sousa

Jorge Pavão de Sousa

Country Manager, Eleven Sports, Reino Unido
José Ferrari Careto

José Ferrari Careto

Digital Officer, EDP
Juliet Bauer

Juliet Bauer

Chief Digital Officer, National Health Services, Reino Unido

Juliet Bauer lidera todos os projetos de tecnologia digital voltados para o paciente do NHS England – o Serviço Nacional de Saúde, em Inglaterra. Isso inclui a responsabilidade pela transformação digital do nhs.uk (site do NHS), o lançamento do novo aplicativo do NHS, a nova Biblioteca do NHS Apps e a Identidade do Cidadão. Também lidera o trabalho para garantir que as experiências digitais possam ser usadas para ajudar as pessoas a gerir as condições ao longo da vida.

Antes de ingressar no NHS England, Juliet Bauer liderou programas semelhantes em diferentes áreas de negócio, desde startups a grandes empresas.

Saiba mais sobre as experiência de Juliet Bauer no podcast de entrevistas das Tech-Talks ou no blog que escreve para a Rede de Profissionais de Saúde do The Guardian.

Luís de Matos

Luís de Matos

CEO e Fundador, Follow Inspiration

Luís de Matos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade da Beira Interior.
Fundada em 2012, a Follow Inspiration, startup de tecnologia sediada no Fundão, onde, nos recentes anos, desenvolveu o projeto wiiGO e outras soluções tecnológicas especialmente adaptadas às especificidades dos seus utilizadores e indústria. Com o projeto wiiGO, já alcançou importantes prémios nacionais e internacionais, dos quais as distinções atribuídas pela Microsoft, a Altran Foundation e a Intel se destacam. Ele lidera uma equipa de dezasseis pessoas e juntos eles já alcançaram 2 VC e projetos europeus no valor de cerca de três milhões de euros.

Luís Franco

Luís Franco

Managing Director EMEA, SurveyMonkey

Luís Franco iniciou a sua colaboração com a SurveyMonkey em Janeiro de 2010. É responsável pelas operações internacionais da SurveyMonkey a partir de Dublin, na Irlanda.

Anteriormente foi quadro da Portugal Telecom, onde esteve 7 anos com vários cargos de gestão, mais recentemente como Director Geral da tradecom.pt e COO do pmelink.pt. Antes da PT o Luís foi Manager na PwC. Grande parte da sua carreira foi desenvolvida fora de Portugal tendo trabalhado nos EUA, Alemanha, Brasil, Espanha e Holanda.

A sua carreira académica foi realizada no ISEG com licenciatura em Gestão e uma pós-graduação em Gestão de Comunicações e Multimédia.

Luís Martins

Luís Martins

IT People/ Next Reality

Luís Bravo Martins é Head of Marketing no IT People Group e trabalha com realidade aumentada/mista desde 2013. É autor publicado e speaker em temas de transformação digital. Antes, trabalhou em startups, consultoras e em grandes empresas, sempre em funções de marketing de inovação ou tecnológico. É co-presidente do capítulo português da VRARA – Virtual Reality e Augmented Reality Association, a maior associação de profissionais de realidade virtual e aumentada.

Luís Monteiro

Luís Monteiro

Membro da Comissão Executiva, Grupo Pestana

Depois de 20 anos na área das viagens e Turismo (TAP Air Portugal, Suíça, SN Bruxelas) e Tech (Google), eu aceitei mais um desafio há dois anos, como Diretor de Marketing / Digital no Pestana Hotel Group. No meu tempo como Googler, eu gostei de transformar digitalmente os players ibéricos de viagens e retalho mais fortes, incluindo companhias aéreas, OTAs, conselhos de turismo, hotéis, moda, retalhistas de FMCG, players digitais puros e start-ups. Também tive o privilégio de liderar as melhores práticas abrangentes da EMEA em Linhas Aéreas, Exportação, Desempenho Principal e Atendimento ao Cliente. Eu sou um líder impulsionado por dados, apaixonado por pessoas e prospero em desafios. A minha jornada académica no Reino Unido deu-me um doutoramento: “O Uso Estratégico da Informação na Indústria Aeronáutica” da Warwick Business School, e um Primeiro Grau em Engenharia e Gestão de Tecnologia de Liverpool. Finalmente, no meu tempo livre, sou piloto – adoro pilotar Cessna 152/172s e PA34s e cozinhar para amigos e familiares.

Luísa Gueifão

Luísa Gueifão

Presidente, .pt

Luisa Lopes Gueifão, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem um percurso profissional de mais de 25 anos, a maioria dos quais, no âmbito da Sociedade da Informação e desenvolvimento de projetos digitais, sendo atualmente presidente do conselho diretivo da Associação DNS.PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo nacional de Portugal, .pt.

Fez parte de vários grupos nacionais e internacionais para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, tendo sido uma das responsáveis pelo projeto Açores, Região Digital, foi membro da Missão para a Sociedade da informação, sócia fundadora da APDSI e do ISOC Portugal Chapter, entre outras associações.

Madalena Cascais Tomé

Madalena Cascais Tomé

Presidente da Comissão Executiva, SIBS

Madalena Cascais Tomé juntou-se ao Grupo SIBS como CEO, em abril de 2015. Até então, era Diretora de Operações Comerciais na Portugal Telecom, bem como Diretora de Canais Remotos, Online e Novos Canais para a SME. Foi também Gestora de Projetos na McKinsey & Company, nas seguintes áreas: Bancos, Seguros, Telecom e Distribuição, além de reconhecida consultora nas vertentes do Crédito ao Consumo e Marketing Estratégico. Anteriormente, integrou a Unidade de Consultoria de Negócios da Arthur Andersen / Deloitte.

Madalena Cascais Tomé é licenciada em Matemática Aplicada pelo ISEG e pós-graduada em Pesquisa de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa.

Mandy Hennebry

Mandy Hennebry

Country Manager Portugal, GlaxoSmithKline Consumer Healthcare

Mandy Hennebry lidera o desenvolvimento das operações da GSK Consumer Healthcare em Portugal. A GSK é líder global em Consumer Healthcare com um propósito especial: ajudar as pessoas a fazerem mais, a sentirem-se melhor e a viverem mais tempo. Em Portugal, a GSK é líder nos mercados de OTC e Oral Care, com marcas de classe mundial como Voltaren, Sensodyne, Parodontax, Vibrocil e Corega.

Mandy Hennebery trabalhou na GSK em marketing e funções comerciais na América do Norte e no Norte da Europa, nos últimos 8 anos, antes de assumir o papel de Country Manager de Portugal. Antes de liderar o negócio em Portugal, foi responsável pelo desenvolvimento do portefólio Oral Health da GSK no Norte da Europa (Reino Unido e Irlanda, países Nórdicos e Benelux). Durante esse período, representou o Reino Unido na equipa de projeto designada para acelerar a Transformação Digital da GSK e foi pioneira em várias iniciativas digitais.

Antes de ingressar na GSK, acumulou uma extensa experiência de 12 anos em marketing e funções comerciais na Indústria Alimentar, no Reino Unido e na Irlanda.

Entusiástica viajante, Mandy Hennebery tem paixão por explorar novos países com o marido e os dois filhos e está particularmente satisfeita com a oportunidade de experimentar tudo o que Portugal tem para oferecer!

 

Manuel Paula

Manuel Paula

Diretor de Marketing El Corte Inglés / Membro da Direção, ACEPI

Director de Marketing do El Corte Inglés com a responsabilidade acrescida do desenvolvimento do Comércio Electrónico em Portugal. Destaca-se ainda as experiências anteriores como Director de Marketing da Exposição Mundial de Lisboa EXPO’98. Esteve cerca de 5 anos na L’Oréal Portugal.

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e Pós Graduação em Alta Direcção de Empresas pela AESE.

Manuel Rosa

Manuel Rosa

Principal Consultant, Oracle

Manuel Rosa é Principal Sales Consultant na Oracle Portugal, para tecnologias na Cloud. Com mais de 10 anos de experiência em arquitecturas de soluções, e com um forte passado de consultoria de negócio em projectos em vários países no mundo. O Manuel entende a tecnologia como um facilitador para alcançar excelência e transformação das organizações, e é o seu objectivo diário apoiar, de forma contínua, as grandes empresas em Portugal, de forma a que atinjam tais metas.

Como entusiasta da Transformação Digital, o Manuel tem estado envolvido em muitos projectos inovadores, focando-se em projectos de Mobilidade, Automação de Processos de Negócio, Assistentes Digitais, Integração e Gestão de APIs.

Maria Antónia Saldanha

Maria Antónia Saldanha

Diretora de Comunicação SIBS/ Diretora ACEPI
Marina Conceição

Marina Conceição

Jornalista
Marta Rangel

Marta Rangel

Jornalista
Michelle Chivunga

Michelle Chivunga

British Blockchain Association, Reino Unido

Michelle Chivunga Nsanzumuco tem uma vasta experiência na gestão de uma série de projetos globais, trabalhando principalmente com governos e empresas, tanto no setor privado como no público. A sua carreira começou com a consultoria no setor de investimentos em hotéis, que seguiu uma carreira de análise / influência sobre as estruturas habitacionais e de política económica do governo do Reino Unido. Michelle juntou-se ao setor de financiamento, trabalhou na divisão de finanças corporativas da British Bankers Association, liderou o desenvolvimento de estruturas de financiamento inovadoras, projetou instrumentos de financiamento e analisou os impactos da evolução das políticas macroeconómicas / financeiras no setor financeiro / bancário. O foco principal era ajudar a apoiar a transição da indústria após a crise financeira, ajudando a reconstruir a confiança, projetar e implementar programas de estabilidade financeira. Ao trabalhar com outros especialistas em financiamento europeus e globais, Michelle liderou a avaliação de pacotes e programas de financiamento destinados a apoiar a comunidade empresarial do Reino Unido / UE, trabalhando frequentemente com grandes instituições de financiamento, incluindo associações bancárias globais. Michelle é também bem reconhecida no seu trabalho de influência global, ao ajudar a moldar e influenciar estruturas de políticas governamentais que afetam empresas e financiam operadores em todo o Reino Unido, Europa, África e Ásia e noutros mercados globais. Michelle escreveu ainda insights sobre questões económicas, empresariais, habitacionais e de financiamento.

Com uma forte compreensão da política do governo e gestão de projetos comerciais, Michelle realizou igualmente projetos de financiamento / consultoria com instituições globais, governos nacionais e PMEs. Ao longo destas atividades, Michelle liderou atividades de apoio a mulheres e programas de minorias étnicas, e criou, deste modo, o Conselho de Diversidade e Inclusão de Finanças do Reino Unido, concentrando os bancos para apoiar estes grupos com iniciativas de acesso a financiamento e apoio comercial. Ora, isto incluiu a exploração do acesso ao financiamento, inovações digitais e apoio à criação e implementação de quadros políticos que trabalham muitas vezes com as principais organizações, incluindo o Banco Mundial, a Federação Europeia dos Bancos, as Finanças Britânicas, as Câmaras de Comércio Britânicas, Comissão Europeia e muitos outros.

Michelle entrou na University of Surrey em 2017 para trabalhar no Centro de Economia Digital da Surrey Business School, de forma a explorar os desenvolvimentos de DLT / Blockchain e gere os programas de educação de escolas de negócios projetados para apoiar empresas, governos e outras instituições. Michelle é ainda responsável pelo crescimento da pegada internacional e pela criação de parcerias com outras universidades, empresas, governos e grupos internacionais. Michelle é também a Assessora / Presidente Regional da África do Comitê Internacional da British Blockchain Association, explorando a utilização / adoção de Blockchain, particularmente no contexto de apoio a mulheres / empresas / governo e desenvolvimento social / económico. Michelle é extremamente apaixonada em explorar o potencial do Blockchain / DLT nos mercados africanos / emergentes e é bem reconhecida pelo seu método em canalizar o trabalho de tecnologia para explorer o seu impacto para mulheres e grupos marginalizados. Como conselheira / presidente do BBA, Michelle não só defende as oportunidades que a Blockchain apresenta, mas está também empenhada em trabalhar em parceria para apoiar a educação em torno da tecnologia e seus benefícios. Ela acredita que alavancar a tecnologia para sustentabilidade, inclusão, conectividade e digitalização responsável pode ser um catalisador para o crescimento, produtividade e desenvolvimento sustentável global.

Miguel Amador

Miguel Amador

Director de Operações, UTRUST

Director de Operações na UTRUST,  faz parte da equipa que está a desenvolver a plataforma de pagamentos do futuro, que permite aos compradores usarem cryptomoedas beneficiando de toda a segurança dos mercados tradicionais. Anteriormente foi o responsável pelos programas de Tecnologias de Saúde e Nanotecnologia da Startup Braga, uma incubadoras e aceleradora de novos negócios em Braga. Encontra-se também a concluir o Doutoramento em Bioengenharia de Sistemas no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, no âmbito do Programa MIT Portugal, com um foco nas Políticas Públicas de promoção de inovação em Saúde, tendo por base dados do mundo real. Em 2014 recebeu uma bolsa Fullbright para investigar no MIT Center for Biomedical Innovation. É também Vice-President of EIT Health Alumni, a maior comunidade de inovadores em saúde na Europa.

Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho

Presidente, Portugal Digital Summit’18

Miguel Frasquilho é Mestre em Teoria Económica (Universidade Nova de Lisboa) e Licenciado em Economia (Universidade Católica Portuguesa). É atualmente Presidente do Conselho de Administração da TAP, SGPS, S.A. e Docente na Universidade Católica Portuguesa.

Foi Presidente da aicep Portugal Global, Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Deputado à Assembleia da República, Diretor-Coordenador do Espírito Santo Research e Docente na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, entre outras funções que desempenhou.

É autor e co-autor de diversos livros e artigos (incluindo académicos). Possui o Certificate of Proficiency in English (University of Cambridge, Local Examinations Syndicate), o Curso de Educação Musical do Conservatório Nacional de Música, a frequência do 12º grau do curso de Piano e do 2º ano do curso de História da Música.

Miguel Pupo Correia

Miguel Pupo Correia

Membro da Direção, .pt
Orlindo Santos

Orlindo Santos

Diretor da Unidade de Negócios de Infraestruturas, Glintt
Paula Panarra

Paula Panarra

Country Manager, Microsoft
Paulo Dimas

Paulo Dimas

Diretor Inovação de Produto, Unbabel

Paulo Dimas é o VP de Inovação de Produto da Unbabel, contribuindo para construir o estado da arte da tradução no mundo ao alavancar uma comunidade global de tradutores humanos capacitados com inteligência artificial. Paulo é apaixonado por produtos, tendo desenvolvido o primeiro produto comercial aos catoreze anos de idade. Depois de se juntar ao INESC aos dezasseis anos para pesquisar sistemas interactivos, Paulo foi co-fundador da Junitec, uma associação de empreendedorismo de estudantes do Instituto Superior Técnico, e de duas startups. Paulo criou patentes em tecnologia de localização geográfica e desenvolveu projetos premiados para grandes empresas nos setores dos media e telecomunicações.

 

Paulo Raimundo Aleixo

Paulo Raimundo Aleixo

Country-Manager Portugal, Paysafe:cash

Paulo Raimundo Aleixo, formado em Gestão (MBA), Marketing e Design, com mais de 30 anos de experiência profissional muito activa, e depois de longos anos dedicado à gestão de empresas próprias e altos cargos em multinacionais e outras empresas nacionais, passou a dedicar-se, desde 1995, à Consultoria, especializada em Marketing & Management, com especial foco no lançamento e desenvolvimento de novos negócios e internacionalização de empresas.

Neste âmbito, é desde 2006 o Country Manager para Portugal & Lusofonia da paysafecard.com, uma empresa de origem austríaca, que entretanto se tornou uma grande multinacional presente em 47 países dos 5 continentes, em >650.000 pontos de venda e com um volume de mais de 120 milhões de transações anuais, tendo lançado e gerido em Portugal (e no Brasil) o muito bem-sucedido meio de pré-pagamento a dinheiro (e-money) para a internet – o
paysafecard –, já responsável por mais de 40 milhões de Euros de transações anuais só em Portugal e com crescimentos de 2 dígitos todos os anos, e mais recentemente pelo lançamento de um novo e muito inovador meio de pós-pagamento a dinheiro-vivo para a internet – o Paysafe:cash –, que nos irá apresentar ao vivo no “Portugal Digital Week”, explicando-nos as vantagens de oferecer uma opção de “Pagamento a Dinheiro” no check-out das lojas online e como se processa este tipo de pagamento do ponto de vista do e-comerciante e do consumidor final.

Pedro Borges

Pedro Borges

Director Executivo

Pedro Borges é Diretor Executivo da área de Vendas de Soluções e Tecnologia da Microsoft Portugal, tendo a seu cargo a liderança das equipas especializadas de vendas e pré-venda, focadas em apoiar as empresas portuguesas a modernizar o seu ambiente de trabalho, negócio e infraestruturas, com foco no aumento da sua eficiência, produtividade e rentabilidade. Enquanto membro do board, Pedro Borges é responsável por oferecer a clientes e parceiros a visão, liderança e soluções necessárias para que estes capacitem e escalem os seus negócios, garantindo ainda a gestão de uma equipa multidisciplinar que oferece suporte especializado às soluções tecnológicas disponibilizadas. Integrou a equipa da Microsoft Portugal em agosto de 2017, tendo transitado da Axians (antiga Novabase IMS), onde detinha a função de Executive Sales Director.

Com mais de 16 anos de experiência na indústria de Tecnologias de Informação, Pedro Borges tem um vasto conhecimento em administração geral e gestão nas múltiplas funções e responsabilidades desempenhadas em distintas geografias. Desde 2013 desempenhou funções de Administrador/Executive Director, com a responsabilidade das vendas globais da Novabase IMS.

Licenciado em Engenharia de Eletrónica, Telecomunicações e Computadores, pela Universidade de Coimbra, tem ainda um Master em Vendas e Marketing e o Programa de Alta Direção de Empresas, da AESE/IESE Business School.

Iniciou o seu percurso profissional na Siemens Portugal, tendo, durante quatro anos, gerido um conjunto importante de projetos, primeiro como consultor técnico e depois como Account Manager, contribuindo de forma decisiva para o sucesso de diferentes áreas de negócio desta tecnológica. Juntou-se à Novabase em 2004, onde aceitou o desafio de construir e liderar o negócio focado no sector das telecomunicações, tendo desempenhado ao longo de 13 anos vários cargos na empresa. Fez ainda parte da Comissão Executiva Alargada do grupo.

Pedro Janela

Pedro Janela

Presidente Executivo, Wygroup

É CEO, fundador e co-owner do WYgroup, http://www.wygroup.net, o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing digital e à criatividade, tecnologia e data. Conta com mais de 300 colaboradores e 8 agências em operação, com os seus maiores clientes fora de Portugal. O grupo espera faturar em 2018, 20M Euros. É também Business Angel através do fundo de seed capital a eggNEST: http://www.eggnest.org.

É docente sobre o tema de marketing digital em formação de executivos na Católica-Lisbon. É também administrador da Make-a-Wish Portugal.

Nasceu em 1972, tem dois filhos e reside em Oeiras.

Pedro Manuel

Pedro Manuel

CEO e Fundador, BITCLIQ
Pedro Martins

Pedro Martins

CEO e Cofundador, SingularityDE
Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Diretor, Exame Informática
Pedro Pina

Pedro Pina

Vice-Presidente, Global Clients and Agency Solutions, Google

Pedro Pina é um marketer português que viveu e trabalhou fora de Portugal ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira.

Ele entrou ao Google em 2013 como Global Client Partner e supervisior de uma equipa espalhada pelo mundo dedicada a liderar a ligação profunda do Google com alguns dos maiores gigantes da publicidade, como a Unilever, L’Oreal, Nestlé, LVMH, VW ou BMW, entre muitos outros.

Ele também supervisiona a força criativa premiada do Google – o Zoo – uma equipa interna de tecnólogos criativos, especialistas em produtos, planeadores estratégicos e produtores de tecnologia.

 

Além do seu trabalho diário, Pedro lidera para o Google o capítulo sobre LGBTQ + em toda a EMEA e é também o patrocinador executivo da estratégia de diversidade e inclusão da região.

 

Antes de ingressar no Google, Pedro foi vice-presidente executivo e diretor de marcas globais do McCann Worldgroup para clientes icónicos da marca, como Coca-Cola, MasterCard e Unilever. A sua carreira começou na P & G como assistente de marca na Europa, seguida por 5 anos nos EUA e no Brasil, a trabalhar para a PepsiCo.

 

Pedro tem um MBA do INSEAD, Paris.

Pedro Santos

Pedro Santos

Head of Ecommerce, Continente / Membro da Direção, ACEPI

E-commerce Operations Director, Sonae MC. Tem desenvolvido a sua carreira profissional no Grupo SONAE, em que ingressou em 1998 como analista de projetos. Desde então assumiu funções de gestão de projetos (pricing, comércio eletrónico, foco no Cliente), coordenação de negócio (Worten Online), coordenação de desenvolvimento, operações e transportes (comércio eletrónico).

Licenciado em Gestão de Empresas e com um mestrado em Ciências Empresariais.

Pedro Silva Dias

Pedro Silva Dias

Presidente Executivo, AMA – Agência para a Modernização Administrativa

Pedro Silva Dias é Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), desde abril de 2015, onde tem liderado inúmeros projetos de caráter transversal no âmbito da Transformação Digital e da Simplificação da Administração Pública.

Iniciou a sua atividade profissional como Consultor na The Boston Consulting Group, onde trabalhou com várias organizações multinacionais nas áreas de Energia, Telecomunicações e Indústria.

 

Assumiu ao longo do seu percurso profissional vários cargos de gestão e liderança nos setores da Saúde e da Banca. Desempenhou, no Grupo Português de Saúde, as funções de Diretor da Rede de Clínicas Unimed e foi ainda Diretor do Desenvolvimento de Novos Negócios.

Da sua experiência profissional no setor da Banca, destacam-se as suas responsabilidades na área da gestão de processos e eficiência operacional do Millennium BCP, tendo desempenhado o cargo de Diretor da Unidade de Transformação Operativa. Foi ainda, entre 2010 e 2014, o responsável pelas atividades de marketing de clientes particulares do Millennium BCP, assumindo o cargo de Diretor de Marketing de Clientes Particulares.

Foi nomeado em 2014, pelo Conselho de Ministros, responsável pela Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, com a gestão do processo de expansão das redes de Lojas e Espaços do Cidadão.

É licenciado em Engenharia Informática e de Computadores e Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico.

Tem o Master in Business Administration (MBA) pelo INSEAD, em Fontainebleau, França.

Conta com várias ações de formação para executivos, nomeadamente um programa de Gestão de Executivos pela Harvard Business School, EUA.

Peter Abraham

Peter Abraham

Consultor e Co-Autor do livro “Building the Agile Business Through Digital Transformation: How to Lead Digital Transformation in your Workplace”

Peter é um consultor digital, estrategista e consultor altamente experiente, com um amplo conhecimento de marketing digital, comércio eletrónico e experiência comercial. Ele tem mais de 20 anos de experiência “digital” e outros 15 anos antes na indústria das agências criativas.

 

Ele é o co-autor do livro ‘Construindo o Negócio Ágil Através da Transformação Digital’ publicado no final de 2017. Escrito a partir da experiência pessoal e do conhecimento adquirido desde 2009 de trabalhar com empresas globais que buscam transformar a utilização de recursos digitais. Trabalhando de perto com as marcas, ele ajudou-as a entender melhor e a resolver seus desafios digitais exclusivos; definir sua abordagem à transformação digital, desenvolver as suas competências e a construir os recursos necessários para alcançar a excelência digital em comércio eletrónico, marketing digital e vendas.

 

Ele é consultor do TheDigitalTransformationPeople.com, que conecta aqueles que estão em transformação, rutura e mudança com as pessoas, o conhecimento e a experiência que precisam para tornar a sua transformação num sucesso. O local ideal para obter insights, conselhos, recursos e serviços.

 

Ele também é co-proprietário de um weareCrank.com que simplifica dados e análises para profissionais de marketing, pessoas das marcas, criativos, líderes de comércio eletrónico dentro de empresas ou start-ups, que estão a lutar e a ter dificuldades para crescer. Fornecemos uma visão prática para acelerar o crescimento, a interpretação dos dados e o que fazer a seguir, não apenas fatos e gráficos.

Peter Stephens

Peter Stephens

Head of Secure by Design, Department for Digital, Culture, Media and Sport (DCMS), Reino Unido

Peter Stephens é o chefe da equipa “Secure by Design” do Departamento de Meios Digitais, Cultura, Media e Desporto do Governo do Reino Unido.

Mais recentemente, a equipa desenvolveu um ‘Código de Prática’ para fabricantes de produtos de consumo IoT. O objetivo é assegurar aos consumidores que permanecem seguros, enquanto navegam num mundo com cada vez mais produtos conectados à Internet.

Rafic Daud

Rafic Daud

Presidente Executivo e Fundador, UnDandy
Ricardo Luz

Ricardo Luz

Diretor Segmento B2B, Altice

Ricardo Luz, Diretor Executivo de Gestão de Segmento B2B na Altice Portugal/PT Empresas (www.ptempresas.pt), conta com mais de 18 anos de experiência profissional  nas áreas de telecomunicações e tecnologias de informação. Para além de Portugal, e ao longo do seu percurso profissional, tem assumido diversas posições de gestão de topo em contexto multinacional, nomeadamente na Europa Central, América Latina, China e África. Em paralelo, tem participado de forma ativa em diversas iniciativas de suporte à internacionalização, estando igualmente associado ao desenvolvimento e mentoria de start-ups de génese digital. É licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa com especialização em Corporate Finance pelo INDEG/ISCTE, Marketing pela UCP e Estratégia Competitiva pelo INSEAD.

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto

Customer Solutions Manager, Nokia

Ricardo Pinto é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores (1993-1998) pelo Instituto Superior Técnico.

Com 20 anos de experiência em telecomunicações, Ricardo Pinto exerceu várias funções incluindo suporte técnico, introdução de novos produtos e gestão de projetos.

Desde 2009, tem tido funções de pré-venda tais como Bid ManagementBusiness Development e Technical Sales.

Atualmente, Ricardo Pinto é Customer Solutions Manager na Nokia para a região do Mediterrâneo, sendo responsável pela arquitectura de soluções End-to-End com particular foco em Telco CloudIoT e 5G.

 

 

 

Ricardo Santos

Ricardo Santos

CEO, HeptaSense

Ricardo é co-fundador e CEO da Heptasense, uma empresa portuguesa que desenvolve software de inteligência artificial para câmaras de segurança para deteção de ameaças com base no comportamento humano. Anteriormente, foi investigador no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (Universidade de Lisboa) e Grupo de Investigação em Bioengenharia (Universidade de Nottingham). O seu trabalho foi honrado ao ser 2x nomeado pelo MIT Technology Review´s Innovators Under 35.

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Editor, Revista Volta ao Mundo
Ricardo Tomé

Ricardo Tomé

Diretor Geral, MediaCapital Multimedia / Membro da Direção, ACEPI

Diretor Coordenador na Media Capital Digital.

Rita Albuquerque

Rita Albuquerque

Senior Associate, PLMJ Advogados
Robert Golledge

Robert Golledge

CMO EMEA Online Travel, Amadeus, Reino Unido

Rob Golledge juntou-se à Amadeus UK em 1997, ocupando cargos seniores em Formação, Gestão de Produtos e Marketing para o Reino Unido e Irlanda antes de ser recentemente nomeado chefe regional de comunicações de marketing para canais de viagens online.

Rob é um dos principais contribuidores para os programas de pesquisa de consumidores e de viagens corporativas, bem como para a publicação de relatórios do setor. Desenvolveu campanhas de marketing baseadas em contas para clientes-chave e tem experiência em Relações com os Media, além de gerenciar parcerias estratégicas com organizações como a Associação de Agentes de Viagens Britânicos.

Antes da Amadeus, Rob trabalhou em cargos comerciais no Reino Unido e na Austrália para a British Airways, Air Europe e Thomas Cook. Rob é um profissional de marketing experiente, com várias qualificações de pós-graduação do Chartered Institute of Marketing e do Institute of Digital and Direct Marketing.

Robert Olsen

Robert Olsen

COO, Radix DLT

Um empreendedor em série, verdadeiro nómada digital e networker, Rob tem sido um investidor de criptografia e um evangelista blockchain desde 2012.

Com base na sua considerável experiência em operações, Rob continua a aprimorar as operações, marketing, relações públicas, apresentações, exposições e a presença da Radix mas redes sociais.

Rui Assoreira Raposo

Rui Assoreira Raposo

Administrador Executivo, José de Mello Saúde

Licenciou-se em Farmácia no ano de 1982, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, sendo especialista em Indústria Farmacêutica pela Ordem dos Farmacêuticos.

Pós graduação pelo IMD-Lausane/ Suiça e pela AESE Business School- Lisboa/ Portugal.

Actualmente é Administrador Executivo da José de Mello Saúde desde a sua fundação, tendo sido CEO das diversas unidades hospitalares públicas e privadas.

Presentemente como Administrador Executivo, têm responsabilidades Corporate, sendo responsável por: Sistemas de Informação, Central de Negociação, Desenvolvimento Organizacional, Qualidade e Segurança, Farmácia, Infraestruturas, entre outras.

Iniciou a sua actividade profissional na Indústria Farmacêutica, onde teve responsabilidades na Produção e no Marketing e posteriormente foi Diretor Executivo da ANF tendo sido responsável pelo desenvolvimento da Área Empresarial.

Rui Correia

Rui Correia

DCX Consumer Products & Retail Lead, Capgemini

Rui Correia é Senior Manager na prática de Digital Customer Experience da Capgemini Portugal e um especialista no sector de Consumer Products & Retail. Com 25 anos de experiência profissional e mais de 15 em Consultoria, o Rui colaborou com algumas das maiores multinacionais de consultoria em Portugal. Iniciou a sua carreira de consultor na Capgemini onde esteve até 2008, altura em que saiu para prosseguir uma carreira internacional (Luanda e Londres) onde desenvolveu e geriu projetos de transformação e inovação no sector do retalho. O Rui regressou recentemente à Capgemini em Portugal para o desenvolvimento da Consultoria neste Sector. Consigo traz uma vasta experiencia em projetos de Implementações Transformação Digital e Inovação da Client Journey em Retalho.

Rui Fonseca

Rui Fonseca

Global Business Development, Mastercard

Rui Fonseca iniciou a sua atividade na Mastercard com um cargo de Global Business Development em Madrid, assumindo no final de 2016 a responsabilidade de Desenvolvimento de Negócio para Portugal.

Anteriormente, iniciou a sua carreira como Consultor na Anderson Consulting / Accenture, desenvolvendo diversos projetos estratégicos para as principais Instituições Financeiras.

Em 2005, entrou no Grupo Auchan, trabalhando para a sua unidade de Serviços Financeiros na Oney Portugal, assumindo várias funções, incluindo Head of Organization e Head of Risk. Em 2009, foi convidado para criar a filial da Oney em Madrid como CIO de Espanha, onde liderou diversas equipas para criar toda a estrutura tecnológica que suporta todas as atividades, incluindo produtos de crédito, pagamentos e seguros. Em 2013, abraçou um novo desafio ao criar a Divisão de Inovação para a Oney, liderando iniciativas internacionais como Automatric.com e Projetos de Pagamentos Pan-Europeus para o Grupo Auchan.

Rui é licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Técnica (ISEG) em Lisboa, e pós-graduado em Gestão & Assuntos Europeus pela ESCEM Poitiers.

Rui Pereira

Rui Pereira

VP e Co-Fundador, Outsystems

Rui assessora e auxilia grandes organizações em iniciativas de transformação digital. O seu trabalho foi focado principalmente na criação de amplos recursos digitais ao nível de plataformas que possibilitarão transformações nos negócios, com base em novas experiências e operações digitais.

Antes de se tornar vice-presidente de transformação digital, Rui ocupou vários cargos de liderança na OutSystems em vendas, sucesso de clientes, serviços digitais e profissionais. Ele tem mais de 15 anos de liderança em consultoria de TI com clientes corporativos em todo o mundo, tendo trabalhado com empresas líderes no Japão, Europa e Estados Unidos. Antes da OutSystems, Rui foi sócio fundador da WeDo Consulting, líder mundial em software de garantia de receita e pioneiro no setor de telecomunicações. Antes da WeDo Consulting, Rui foi Practice Manager da Oracle Americas, onde liderou um grupo de arquitetura avançada que atendia clientes de grandes empresas nos Estados Unidos e Ásia-Pacífico.

Rui possui licenciatura em Ciências da Computação, mestrado em Marketing e diversos cursos executivos em gestão e liderança.

Sharen Murnaghan

Sharen Murnaghan

Head of Partners Program, Hubspot

Todo mundo quer alcançar. Perfilado na Forbes sobre como ela se tornou o # 1 vendedor da Hubspot, Sharen é uma autoridade em como transformar o processo de vendas e alcançar seus objetivos. Iniciou a sua carreira de vendas nas Páginas Amarelas, onde aprendeu as habilidades fundamentais de construir relacionamentos, identificar problemas e executar soluções. Essas habilidades que ela agora associa à tecnologia para acelerar sua conquista de vendas no ecossistema digital. Com o crescimento dos negócios como sua principal habilidade, Sharen planejou e treinou muitos donos de empresas a usar técnicas de vendas e marketing de inbound para superar e crescer melhor. Ela agora está liderando a iniciativa do programa Key Account Growth da Hubspot.

Sílvia Amaral

Sílvia Amaral

Gestora do Projeto Mobilidade Eléctrica, Nissan Iberia

Sívia Amaral é Gestora de Projeto de Mobilidade Eléctrica, na Nissan Iberia. Combina ampla experiência em marjeting estratégico, gestão de marca e comunicação,  adquirida principalmente em ambiente multinacional, com uma visão abrangente acerca dos negócios, mercado e consumidor final.

Nos últimos 7 anos, tem-se dedicado à implementação e desenvolvimento de novos negócios na área das soluções de Mobilidade Inteligente. O foco é a criação de novos conceitos e novas tendências – o carro como serviço – designadamente carsharing, ridehailing e plataformas multimodais,  com o objetivo de acelerar a mobilidade sustentável, combinando novas soluções com as necessidades dos clientes e novas cidades.

 

Sofia Tenreiro

Sofia Tenreiro

Country Manager, CISCO

Sofia Tenreiro é Diretora Geral da Cisco Portugal, assumindo a liderança desta Tecnológica após oito anos no Board da Microsoft.
Formada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica, Sofia Tenreiro conta com mais de 10 anos de experiência na área de Tecnologias de Informação e um percurso assente em experiências muito diversas. Iniciou a carreira em Fast Moving Consumer Goods, na Procter & Gamble e na L’Oreal em Marketing, com responsabilidades nos mercados Português e Espanhol, baseada em Lisboa e em Madrid, e em funções globais estratégicas para o mercado europeu, baseada em Genebra.

De regresso a Portugal, diversificou a sua experiência ao criar o departamento de marketing estratégico da Optimus, focado na abordagem ao segmento jovem. De seguida, abraçou um projeto de transformação comercial e de marketing no Jornal Público, antes de ingressar na Microsoft como Diretora do Canal de Retalho, pertencendo ao Board da Microsoft.

Depois de 5 anos a liderar uma equipa que mais do que triplicou o negócio de Retalho da Microsoft, acrescentou a esta responsabilidade a do restante negócio de consumo (canal de Telcos), bem como o negócio on premise de PMEs e a estratégia de dispositivos de todo o mercado (consumo e empresarial) ao assumir a direção dos Canais de Consumo da Microsoft.

Assumiu, em 2016, a presidência da Câmara de Comércial Americana em Portugal (Amcham). É frequentemente convidada como speaker em temas de Transformação Digital, Cibersegurança, Liderança, Recursos Humanos, entre outros. Está também presente em Advisory Boards de várias instituições.
É caracterizada por uma enorme energia e grande paixão por tudo o que faz. Está continuamente ao serviço das suas equipas, por forma a ajudar a endereçar oportunidades e a ultrapassar barreiras, sempre com grande foco nos resultados e no crescimento do negócio.

Para ela o lema é “The sky is the Limit”, não acreditando que existam impossíveis.

Tiago Alvorão

Tiago Alvorão

Diretor Criativo, JACK THE MAKER

Tiago estudou cinema na Universidade Moderna. Embora tenha começado a realizar algumas curtas-metragens, logo percebeu que a publicidade seria uma opção melhor. Tudo graças aos críticos. Trabalhou como redator na DPZ Brasil, GRAY, FÁBRICA e BBDO, antes de entrar na NORMAJEAN como Diretor Criativo e Sócio. Atualmente, ele cria máquinas pensantes como Diretor Criativo e co-fundador na “JACK THE MAKER”.

Tiago Andrade

Tiago Andrade

Diretor, Compta

Licenciado em Gestão pela ISCTE Business School – Lisboa, Portugal.

Desde setembro de 2015 é Diretor Comercial para IOT e Smart Cities – na COMPTA Emerging Business, responsável pelo desenvolvimento de negócios, canais nacionais e internacionais de parceiros e gestão de equipas comerciais. A COMPTA possui mais de 250.000 data points e é um dos líderes de mercado em IOT.

Entre 2006 e 2015 foi um dos acionistas e General Manager da Lifetime Great Experiences, uma empresa de New Media e Brand Activation, responsável pelo desenvolvimento de vários projectos inovadores a nível mundial (Portugal, Espanha, Brasil e Angola) – Vodafone (Video Print), TMN (rede EMCARGA), Toyota España Experience Tour).

Entre 2005 e 2006 foi Diretor Executivo da WM – New Marketing Concepts, empresa responsável (entre outros) pelo desenvolvimento de todo o projeto de Marketing Relacional da BACARDI MARTINI – Empresa Líder Mundial de Bebidas Espirituosas;

Entre 2003 e 2005 – foi responsável pelo Negócio e Operações do National Investment Bank, um banco da lei de São Tomé e Príncipe com estratégia de negócios privados para empresas petrolíferas presentes naquele território.

Entre 2002 e 2003 desenvolveu a área de atendimento ao cliente da Air Luxor (atualmente HI FLY) e outras ações de consultoria para empresas do Grupo Mirpuri.

Tiago Loureiro

Tiago Loureiro

CEO e Fundador, Collide
Vasco Afonso

Vasco Afonso

Head of Public Cloud, Claranet

Director da Unidade de Negócio de Public Cloud e Membro da Comissão Executiva da Claranet Portugal, tem como missão ajudar as empresas no desenvolvimento e implementação da sua estratégia de transformação digital.

Anteriormente foi também responsável pelas áreas de desenvolvimento de Produto e Solutions Architects, entre outras desde 2006, altura em que iniciou funções na Claranet.

Antes de se juntar à Claranet, trabalhou em alguns integradores de sistemas onde desempenhou funções de consultoria.

Victor Ruivo

Victor Ruivo

CEO, MarketWare

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Mestrado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Desde 2007, Presidente da Sociedade Digital.
Desde 2002, CEO da MarketWare.
De 1996 a 2000, Coordenador da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.
Em 1995, Técnico Superior Especialista no ICP / ANACOM.

Vítor Norinha

Vítor Norinha

Diretor, Jornal Económico