Portugal Digital Week com balanço muito positivo em ano de 15º aniversário

Ana Velez Notícias

Surgiu inicialmente como Semana do Comércio Eletrónico e desde que foi criada pela ACEPI tem vindo a crescer em escala, projeção e qualidade. Em 2018 comemorou 15 anos de existência em mais uma edição de sucesso como Portugal Digital Week.

Com um amplo e diversificado conjunto de iniciativas, a Portugal Digital Week 2018  decorreu de 22 a 26 de outubro, tendo como pivot do seu programa oficial o arranque do Roadshow Nacional “Portugal Digital 2017-2025”, com a primeira de seis sessões previstas a acontecer no Instituto Politécnico de Leiria. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, UTAD, Universidade do Minho, AESE Business School foram as restantes “paragens” da iniciativa transversal e terá envolvido perto de 1.000 participantes no total.

Um dos momentos de destaque da semana foi, como já vem sendo habitual, o Portugal Digital Summit , este ano com o Reino Unido como país convidado, e com a consequente realização paralela de uma eCommerce Roundtable, no Salão Nobre do Ministério da Economia, na qual 30 executivos de organizações públicas e privadas dos dois países discutiram as oportunidades, desafios e potencial do comércio eletrónico transfronteiriço, com a presença do secretário de Estado da Defesa do Consumidor e do Embaixador britânico em Portugal.

No início da semana também foi realizada uma receção na Embaixada do Reino Unido em Portugal, que reuniu cerca de 80 pessoas, para assinalar a participação do país à iniciativa da ACEPI.

A partir do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, o PDS foi igualmente palco para a divulgação dos dados  da edição de 2018 do estudo “Economia Digital em Portugal 2009-2025”, assim como de várias talks e debates realizados em torno de três “pilares” – Strategy for Digital, Industries Going Digital e TechTalks -, todos eles tendo a economia e a transformação digitais como fio condutor, e espelhando a missão da ACEPI e os seus principais eixos de atuação. Entre 23 e 24 de outubro, marcaram presença nos painéis e debates do PDS mais de 120 oradores. A “assistir” às sessões – e a “visitar o espaço de exposição – estiveram cerca de 3.500 pessoas.

Foi também o Pavilhão Carlos Lopes a acolher, a 25 de outubro, a cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI, com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. Este ano o Prémio Carreira foi atribuído a Alexandre Soares dos Santos, líder histórico do Grupo Jerónimo Martins, presidente da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Numa cerimónia que contou com a presença de 300 convidados, foram também entregues os prémios aos melhores projetos digitais  num total de 20 categorias que abrangem os melhores sites e plataformas em diversos domínios que vão do turismo até à alimentação e bebidas, como a melhor estratégia digital, o melhor projeto digital ou a melhor inovação digital, entre outros.

A Portugal Digital Week 2018 terminou com o tradicional Dia das Compras na Net, que teve lugar no dia 26 de outubro. Este ano associaram-se à iniciativa 230 dos principais websites e lojas de comércio eletrónico, numa campanha de promoções e descontos incidentes sobre produtos e serviços online, com alguns a referirem ter registado o melhor dia de vendas do ano.

Outras iniciativas e projetos

A par da Portugal Digital Week, a ACEPI promove outras iniciativas, como o ciclo de conferências Norte Digital, que visa auxiliar as pequenas e médias empresas da região Norte a retirar o máximo proveito da economia digital e do comércio eletrónico, preparando-as para a internacionalização e para a presença e competição num mercado globalizado.

O selo Confio.pt  é resultante da parceria entre a ACEPI, a DECO e a DNS – enquanto representantes do comércio eletrónico, dos consumidores e da internet – e visa fomentar a “confiança e transparência online”, ao mesmo tempo que incentiva e reforça a credibilidade e a responsabilização da comunidade fornecedora. Este é um certificado atribuído a sítios e plataformas online que cumpram as melhores práticas do mercado digital e da utilização da internet. O site confio.pt disponibiliza também o acesso a uma plataforma online gratuita destinada à resolução de conflitos de forma rápida e simples.

A ACEPI possui igualmente um Diretório que integra mais de 900 lojas online, consultáveis por categoria, fornecendo para cada uma delas uma ficha detalhada com um descritivo dos serviços e produtos disponibilizados ou outras informações tidas por relevantes.

Outra referência é a newsletter, já com mais de 200 números , destinada a reportar notícias relacionadas com as atividades da associação, além de disponibilizar várias informações no seu website, incluindo estudos e dados estatísticos, case studies, legislação setorial ou análises de mercado, assim como uma área de perguntas frequentes que pretendem esclarecer algumas dúvidas pertinentes relacionadas com o universo do comércio eletrónico e da economia digital.