Wijnand Jongen, autor do livro “The End of Online Shopping”

O retalho está (novamente) a mudar e a IA veio dar uma ajuda

O retalho está a mudar profundamente e com ele também o ecommerce. Os modelos de negócio não foram concebidos para as novas gerações, numa era em que “vemos cada vez mais os consumidores no ‘lugar do condutor'”.

Esta foi uma das ideias que Wijnand Jongen, autor do livro “The End of Online Shopping” e CEO da associação Ecommerce Europe, deixou patente na intervenção que abriu o segundo dia do Portugal Digital Summit’19.

É ponto assente que o papel das lojas está a evoluir e que hoje as pessoas esperam que as compras sejam uma experiência emocional, referiu. Com isto, será fundamental adicionar valor às “prateleiras”, alertou.

“Retalhistas e marcas que queiram interagir com o consumidor no futuro: penso que estamos a meio de uma mudança massiva da experiência de compra, por isso temos de apostar em mais modelos e a interação tem de se tornar muito mais pessoal. Assim é que se ganha a lealdade dos consumidores”, aconselhou o CEO da Ecommerce Europe.
“E retalhistas e marcas: devem ir pela ‘share of life’. E talvez usarem um pouco de tecnologia, para ajudar a manter os clientes convosco”.