Oradores 2019

Alberto Araújo Lima

Alberto Araújo Lima

CEO, Polygon

Alberto Araújo Lima, 45 anos, casado, 2 filhos, é CEO da Polygon desde 2016.

Licenciado em Business Studies, pela London South Bank University, e pós-graduado em Governação Pública pela Universidade Católica Portuguesa, possui mais de 20 anos de experiência profissional, a maior parte desempenhando funções de liderança em Inovação digital, CRM e Human Capital.

Foi Embalador na Silvex, Consultor na ALICO, Consultor na Deloitte, Administrador na PME Capital, Diretor de Divisão na Advance Station, Fundador da talentandjob e Gestor de inovação na PH Informática.

É membro da Assembleia Municipal do Porto e foi Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro no Porto de 2001 a 2009. Liderou uma Associação de apoio social durante 12 anos, sendo atualmente Presidente do Conselho Fiscal de uma IPSS.

Alexandre Nilo Fonseca

Presidente, ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital

Alexandre Nilo Fonseca é Presidente da Associação da Economia Digital ( www.acepi.pt ) e Membro da Direção da Associação Europeia de E-commerce ( http://www.ecommerce-europe.eu ).
É ainda CEO e Fundador da A2D Consulting, uma empresa global de serviços de consultadoria em transformação digital ( www.a2d-consulting.com ).

Com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de tecnologias de informação, media e entretenimento, Alexandre Nilo Fonseca tem ocupado diversos cargos de gestão de topo em empresas nacionais e multinacionais, tais como como a MEO, PT Multimedia, ComputerLand, Compaq Computers, SportTV, Diário de Noticias, TSF, Jornal de Noticias, Dinheiro Vivo, Volta ao Mundo entre outras tendo já ganho diversos prémios nacionais e internacionais no desempenho das suas funções.

O seu nome tem também estado associado ao desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, destacando-se a sua atuação na promoção da Economia Digital em Portugal, sendo presentemente Presidente da Associação da Economia Digital ( www.acepi.pt ) e Membro da Direção da Associação Europeia de E- commerce ( http://www.ecommerce-europe.eu ). É conselheiro da Ecommerce Foundation e de vários governos. É ainda Membro da Direção da INMA – International News Media Association ( www.inma.org ).

É docente convidado da Católica Lisbon School of Business and Economics e Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Management da Universidade Europeia/Laureate Universities.

Demi Getschko

Demi Getschko

CEO, NIC.br

Demi Getschko has been involved in international networking since 1987 and took part on the team that established the first Internet connection to Brazil. He has been a member of the Brazilian Internet Steering Committee (CGI.br) since its creation in 1995 and has served as administrative contact for the ccTLD .br since 1989. He played a critical role in the definition of the Brazilian DNS tree and in defining the rules that govern the Brazilian registry.  Since 1995, Dr. Getschko is an individual member of Internet Society – ISOC and he is currently the Vice-President of the ISOC Brazilian Chapter.

He holds BSc, MSc, and PhD, degrees in Electronic Engineering from the University of Sao Paulo in Brazil. Dr. Getschko was selected for the ICANN Board by the ccNSO – Country Code Names Supporting Organization – in 2005. In 2007 he was reelected and served his second term until June 2009. Currently Dr. Getschko work as Associate Professor in Computing Architecture at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Vice-President of ISOC Brazilian Chapter, a Board Member of CGI.br and CEO of the Brazilian Network Information Center (NIC.br)

In April 2014 he was elected the first Brazilian to appear on the Hall of Fame of the Internet to “Global Connectors” category for his “key role in establishing the first Internet connection in Brazil.” The ceremony was held in Hong Kong by the Internet Society. In July of the same year, Mr. Demi Getschko was awarded the Cristina Tavares Prize, by the Brazilian Computer Society, in Porto Alegre. On December 11, Day of the Engineer, Mr. Demi Getschko was also awarded the “Personality of Technology in 2014” Prize by SEESP (Engineering Union of São Paulo State) in the category “Internet” in recognition of scientific and technological work and its dedication and commitment to the country development.

Gonçalo Rebelo de Almeida

Gonçalo Rebelo de Almeida

Administrador, Grupo Vila Galé

Gonçalo Rebelo de Almeida, 45 anos, administrador do grupo Vila Galé com os pelouros de marketing e vendas, TI e RH. Foi responsável pelo lançamento de vários produtos e serviços dentro do grupo: Programa de fidelização, web sites, aplicações mobile, ERP Vila Galé, academia Vila Galé e programa Vila Galé Staff.

Hugo Jorge

Hugo Jorge

Diretor de Marketing, LG Portugal

Director de Marketing da LG Portugal, tem um passado de 15 anos ligado às telecomunicações, sendo desde 2011 responsável pela promoção e comunicação da marca LG bem como dos diversos produtos das unidades de negócio de B2B e B2C.

Detém um eMBA pela escola de negócios AESE e embora com uma formação de base ligada às tecnologias, através da licentiatura em Informática de Gestão e uma pós-graduação em Serviços Avançados de Telecomunicações, desde muito cedo esteve ligado à área de Marketing nas diversas empresas por onde passou, conseguindo aliar a paixão pela comunicação e marketing à tecnologia.

 

João Cadete de Matos

João Cadete de Matos

Presidente do Conselho de Administração, ANACOM

Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Presidente do Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços Postais (ERGP). Membro do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC).

Funções anteriores: Diretor do Departamento de Estatística do Banco de Portugal e Professor Convidado da NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa.

João Cortinhas

João Cortinhas

CEO, Swonkie

Fundou o Swonkie juntamente com um sócio de 17 anos e juntos criaram uma poderosa plataforma de gestão de mídias sociais em língua portuguesa. No programa Shark Tank conseguiram investimento para alavancar o projeto e hoje são um dos casos de estudo de sucesso do programa.

Luís Martins

Luís Martins

Head of Marketing, IT People Group

Luís Bravo Martins é Head of Marketing no IT People Group, com experiência em use cases de realidade aumentada/mista desde 2014. É autor do manual “A realidade morreu: viva a realidade aumentada!” e co-presidente do capítulo português da VRARA (Virtual Reality and Augmented Reality Association), a maior associação mundial de profissionais de realidade virtual e aumentada. Já trabalhou em startups, consultoras e tech companies, sempre em funções de marketing de inovação ou tecnológico.

Luísa Gueifão

Luísa Gueifão

Presidente, .pt

Luisa Lopes Gueifão, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem um percurso profissional de mais de 25 anos, a maioria dos quais, no âmbito da Sociedade da Informação e desenvolvimento de projetos digitais, sendo atualmente presidente do conselho diretivo da Associação DNS.PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo nacional de Portugal, .pt.

Manuel Ramalho Eanes

Manuel Ramalho Eanes

Administrador Executivo, NOS

Habilitações Literárias: Licenciatura em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e MBA pelo INSEAD.

Experiência Profissional:

Administrador Executivo da Optimus – Comunicações, SA com os pelouros de Empresas e Operadores;

Dirigiu na Optimus as áreas de Fixo Residencial, Marketing Central e Serviços de Dados, Vendas Particulares, PME’s e Business Development.

Iniciou a sua carreira na McKinsey & Co.

Maria João Carioca

Maria João Carioca

Board Member, Caixa Geral de Depósitos

Maria João Carioca nasceu em Lisboa em 1971. Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pelo INSEAD e um LCOR pela Harvard Business School.

 

É atualmente Vogal do Conselho de Administração e Membro da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde março 2017. Exerce ainda os cargos de Presidente não executivo do Conselho Diretivo da CGA – Caixa Geral de Aposentações, IP, Vogal não executivo do Conselho de Administração da SIBS SGPS, S.A. e da SIBS – Forward Payment Solutions, S.A. e do Caixa – Banco de Investimento, S.A..

 

Foi Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisboa, da Interbolsa e da Euronext Tecnologies e Membro do Conselho de Administração da Euronext NV, de junho de 2016 a fevereiro de 2017. Também foi Vogal do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, de julho de 2013 a maio de 2016. Anteriormente, fora Membro Executivo do Conselho de Administração da SIBS PAGAMENTOS e Membro não executivo do Conselho de Administração da MULTICERT – Serviços de Certificação Eletrónica, S.A.. Foi Diretora do Gabinete Corporativo e de Estratégia da SIBS Forward Payment Solutions/ SIBS SGPS e Diretora Coordenadora do Gabinete de Análise Estratégica (GAE) da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.. Iniciou a sua carreira na Mckinsey & Company, primeiro como consultora e posteriormente como Associate Principal.

Marta Moreira Dias

Marta Moreira Dias

Board Member, .PT

Marta Moreira Dias, é atualmente vogal do conselho diretivo da entidade responsável em Portugal pela gestão do ccTLD .pt, a Associação DNS.PT. Completou em 1994 a licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra a que se seguiu o estágio de advocacia, uma Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Administrativas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, em 2018, um curso intensivo de Direito, Cibersegurança e Ciberdefesa.

Em 2019 completou na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o curso para Executivos “ Empreendorismo e Gestão da Inovação”.

Miguel de Castro Neto

Miguel de Castro Neto

Subdiretor, NOVA Information Management School, Universidade Nova de Lisboa

Miguel de Castro Neto é Subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, onde criou o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana.

Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa e Personalidade Smart Cities do Ano (Green Business Week 2017, Fundação AIP).

Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities, com destaque para a criação do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence da NOVA IMS, atualmente classificado como o “World Best Master Program in Business Intelligence” pelo ranking internacional Eduniversal, onde leciona as unidades curriculares de Business Intelligence.

Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho

Presidente, Portugal Digital Summit’19

Miguel Frasquilho, Mestre em Teoria Económica, é o atual Presidente do Conselho de Administração da TAP, SGPS, S.A. É também Presidente do Conselho Consultivo da ACEPI – Associação para a Economia Digital e de algumas empresas, Docente na Universidade Católica Portuguesa e autor de livros e artigos científicos.

Previamente, foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças no XV Governo Constitucional, Deputado à Assembleia da República, Diretor-Coordenador do Departamento Espírito Santo Research e Docente na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade Nova de Lisboa e no ISCTE.

Pedro Ferreira

Pedro Ferreira

Chief Executive Officer, Farmácias de Portugal

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas no ano de 1995 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Possui um mestrado (MsC) em Investigação Clínica pela University of Wales, Cardiff (2002), um MBA em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa (2006) e um Advanced Management Program pela Harvard Business School (2018).

É proprietário e Director-Técnico da Farmácia Costa (Vidigueira) desde 2002.

Foi responsável pela área científica e de farmacovigilância, bem como pela coordenação dos ensaios clínicos realizados em Portugal, na Amgen Portugal, entre Junho de 1998 e Novembro de 2002.

Foi membro da Direcção da Udifar entre Maio de 2010 e Setembro de 2011. Fundou e dirigiu o Grupo Mais Farmácia entre 2011 e 2016.

Ricardo Galante

Ricardo Galante

Senior Analytics Customer Advisor, SAS Portugal

Senior Analytics Customer Advisor – SAS Institute Portugal Ricardo trabalha no SAS Institute Portugal como  Senior Analytics Customer Advisor e é um dos responsáveis pelas iniciativas que envolvem a equipe de Business Analytics no SAS Portugal a diferentes industrias.

Profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado analítico, com sólido conhecimento em estatística, data mining, text mining e big data, artificial intelligence e machine learning aplicado a várias áreas funcionais das organizações com especial destaque para o marketing e relacionamento com o consumidor.

É docente convidado no Executive Marketing Digital Marketing da Universidade Europeia e no Institute of Administration – FIA (Brasil) nas seguintes disciplinas: Artificial Intelligence, Machine Learning, Estatística, Data Mining e Text Mining.

É doutorando em Gestão da Informação na NOVA IMS, com mestrado em estatística bayesiana pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e graduação em estatística pela mesma universidade.

 

Rudolf Gruner

Rudolf Gruner

CEO, Observador

Director Geral do Observador.
Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, desempenhou funções na Vodafone Portugal de 1996 a 2010. Tendo iniciado a sua carreira na Vodafone como Assistente do Diretor de Serviço a Clientes, assumiu progressivamente novas responsabilidades no Marketing, Gestão de Produto, Pricing e no projeto direcionado ao segmento jovem – YORN.

Antes de ser admitido como Diretor de Marketing da Media Capital Digital, tinha a seu cargo a gestão do canal online B2C da Vodafone e representava Portugal no Programa Online Internacional da Vodafone.

Na Media Capital Digital passou a Diretor Geral e tinha a responsabilidade pela empresa que gere os ativos digitais do grupo, como os sites IOL, Maisfutebol, TVI e TVI24. Em 2014 juntou-se à equipa que lançou o jornal digital Observador e mais tarde, em 2019, a rádio Observador.

Rui Borges

Rui Borges

CEO, Plot – Marketing Agency

Rui Borges é CEO da Plot, Marketing Agency. A sua equipa multidisciplinar é especializada em apoiar as marcas a atingirem os seus objetivos de marketing.

Licenciado em Economia, começou a sua carreira como jornalista de economia, tendo depois criado a sua primeira empresa aos 28 anos. Diz que a curiosidade e descobrir o que as pessoas querem é a chave para os melhores trabalhos que a sua agência faz. Trabalhos que conquistam as pessoas e que ajudam as marcas a ligarem-se às suas audiências.

Rui Miguel Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro

Administrador, Grupo Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro, é Administrador no Grupo Nabeiro, um dos maiores grupos empresariais privados em Portugal. Conta com mais de 30 empresas distribuídas por vários sectores de actividade mas mantendo o Café como actividade principal. Presente em mais de 35 países e com Operações Directas em 8 – Portugal, Espanha, França, Suiça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China – conta com 3 500 colaboradores e detém a maior torrefação de café da Península Ibérica.

Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade Católica), iniciou o seu percurso profissional em Itália. Nos últimos 10 anos, como Administrador do Grupo Nabeiro, destacam-se a criação da marca Delta Q, a introdução de novas categorias no portfolio do Grupo e a expansão da área Internacional.

A sua missão é a de desenvolver os seus colaboradores, as marcas e o negócio, colocando a Delta Cafés como um dos top 10 coffee players mundiais.

Sílvio Macedo

Sílvio Macedo

CEO, Xarevision & ShelfAI

Sílvio Macedo fundou e é CEO da Xarevision e da ShelfAI, ambas as empresas dedicadas a mudar a forma como as pessoas fazem compras. A sua formação base é de engenharia (FEUP). Começou a sua carreira como investigador no INESC e, em 2000 iniciou um doutoramento em Inteligência Artificial no Imperial College London. Com 44 anos, participou em vários projectos de I&D europeus e foi consultor de empresas como a BBC R&D e a Rolls Royce Aeronautics R&D.

Colabora regularmente com universidades e institutos no Porto. Fundou e geriu cinco empresas e passou os últimos 13 anos a desenvolver tecnologias inovadoras para o retalho alimentar.

Tiago Andrade

Tiago Andrade

Sales Director, Compta

Holds a master’s degree in management from ISCTE Business School – Lisbon, Portugal.

Since July 2019 is one of the Global Board Advisors for E-Government & Smart cities initiative of HUAWEI.

Since January 2019 is the Sales Director for IOT, Smart Cities & ICT for COMPTA Group. Responsible for all sales team and sales strategy and reporting.

Since September 2015 is the Sales Director for IOT and Smart Cities – at COMPTA Emerging Business (https://www.ceb-solutions.com/), responsible for business development, national and international partner channels and commercial team management. COMPTA runs more than 250.000 data points and is one of the market leaders in IOT. COMPTA Emerging Business is the IOT number one company in Portugal, present with its solutions in more than 47 cities worldwide and within more than 300 clients.

  • Engaging the following Verticals (for smart cities and industry clients):
    • Energy Efficiency
    • Water Efficiency
    • Waste Management Collection
    • Fire Detection (Industrial and Forest Wildfires);
  • In the following regions:
    • EMEA;
    • Brazil;
    • USA;

He teaches the chair “Mobile and Ubiquitous Computing” in the Postgraduate in Smart Cities of the University NOVA IMS (https://www.novaims.unl.pt/sc).

Vasco Portugal

Vasco Portugal

CEO and co-founder, Sensei

Vasco Portugal is the CEO and co-founder of Sensei and oversees investment and business strategy. His career spans across 15 years working and researching in several different countries and businesses from Denmark to the US, with a solid research background of 8+ years in fields such as IoT, Electric Mobility, and Automation as a PhD researcher in Engineering Systems and at the MIT in Boston. Vasco works closely with Sensei customers daily in the pursuit of creating automated and checkout-free stores, introducing disruptive machine learning systems to solve the significant challenges retailers face managing their network of stores’ across Europe. Under his leadership, Sensei has won several awards, and the company has been named one of Wired ‘Hottest European Startups’, Shoptalk ‘Most Innovative Companies’, and TNW’ Retail Startups to Watch’.

 

Vera Pinto Pereira

Vera Pinto Pereira

Presidente Conselho Administração, EDP Comercial &l EDP Soluções Comerciais

Vera Pinto Pereira é licenciada e com pós-graduação em Economia pela Universidade NOVA de Lisboa – NOVA School of Business and Economics, tendo concluído em 2000 um MBA, no INSEAD, em Fontainebleau, França.

Iniciou a sua carreira profissional como Associada da Mercer Management Consulting (actual Oliver Wyman) entre 1996 e 1999, tendo posteriormente, entre 2001 e 2003, sido sócia fundadora da Innovagency Consulting.

Em 2003 foi Diretora do Serviço de TV da TV Cabo Portugal – PT Multimédia (actual NOS); e em Setembro de 2007 transitou para a Portugal Telecom como Diretora do Serviço de TV do MEO.

Em Janeiro de 2014 transitou para a Fox Networks Group para exercer a função de Vice-Presidente Executiva e Diretora-Geral de Espanha e Portugal. Durante o seu percurso na Fox foi ainda Membro do Executive Leadership Team Europe and Africa e Administradora não-executiva da Pulsa Media, in Barcelona.

Em Abril de 2018 foi eleita para exercer funções como membro do Conselho de Administração Executivo da EDP, sendo atualmente Presidente dos Conselhos de Administração da EDP Comercial e EDP Soluções Comerciais, membro do Conselho de Administração da EDP Renováveis e membro do Conselho de Administração da Fundação EDP.

Wijnand Jongen

Wijnand Jongen

Chairman of the Executive Committee, Ecommerce Europe

Wijnand Jongen (1959) is a globally recognized author, keynote speaker and trendwatcher on retail and e-commerce. He is founder and CEO of the Dutch e-commerce association Thuiswinkel.org and Chairman of the Executive Committee of Ecommerce Europe. He is the author of the bestselling book ‘The End of Online Shopping: the future of retail in a world that is always connected’.